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como fazer uma entrevista por chatbot
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Como fazer uma entrevista por chatbot?

Quem conhece a Neotalk já sabe que o chatbot e a transformação digital estão mudando o cenário da gestão de recursos humanos!

Com o apoio de funcionalidades que garantem atendimento 24h, automação de processos e uma experiência positiva para o colaborador, o chatbot tornou-se parte integrante dos processos de recrutamento e seleção.

Para te ajudar a entender essa mudança no setor, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • Chatbot: o que é essa tecnologia?
  • Chatbot para RH: como aplicar essa inovação?
  • Chatbots para recrutamento e seleção
  • Como fazer uma entrevista por chatbot?
  • Conheça a Nina – o chatbot para RH da Neotalk

Boa leitura!

Chatbot: o que é essa tecnologia?

Em suma, o chatbot é um software que simula uma conversa com o usuário em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites, aplicativos móveis ou por telefone.

Assim, os chatbots são capazes de simular uma conversa bem próxima a de duas pessoas, a partir de padrões de mensagens pré-estabelecidas.

Sob um aspecto mais técnico, essa inovação é baseada em textos com scripts programados para responder perguntas específicas.

Entretanto, a integração do chatbot com a Inteligência Artificial, bem como suas funcionalidades, como o Machine Learning, permite que o sistema aprenda com cada interação e fique mais inteligente com o tempo.

Dessa forma, a união dessas tecnologias tem aberto portas para o desenvolvimento de assistentes virtuais inteligentes.

Além de garantir uma comunicação personalizada com o colaborador, os softwares de chatbot contam com disponibilidade de atendimento 24h, métricas de engajamento e, consequentemente, uma melhor experiência para o usuário.

Por exemplo, a Nina da Neotalk reúne as três tecnologias que citamos anteriormente para responder às dúvidas dos colaboradores, ao mesmo tempo que interage e automatiza processos operacionais do RH.

Em outras palavras, uma equipe livre para focar nos objetivos estratégicos da organização e possibilidade de interação com os talentos em qualquer lugar do mundo.

Conheça outros benefícios de adotar o chatbot na sua empresa

Chatbot para RH: como aplicar essa inovação?

Acima de tudo, estamos vivendo uma verdadeira transformação na definição do que é o setor de RH.

Ao contrário do que observamos em boa parte das empresas, o gerenciamento de pessoas vai além das funções administrativas.

Uma organização de sucesso já entendeu que o seu maior capital são as pessoas e, por isso, o papel dos recursos humanos ganhou novos contornos para uma parceria estratégica na construção de ambientes incríveis de trabalho.

Dessa forma, o uso de chatbot para RH tornou-se uma das tendências do setor no último ano, graças ao seu enorme potencial de interação com usuário e otimização do tempo por meio de processos automatizados.

Além disso, à medida que as novas modalidades de trabalho a distância e híbrido estão mais presentes no dia a dia do RH, essa inovação pode ser a diferença entre uma equipe feliz ou desengajada.

Só para exemplificar, imagine um funcionário que precise de ajuda sobre a política do plano de saúde com urgência.

Primeiramente, no RH mais tradicional, ele certamente vai precisar entrar em contato com o setor em horário comercial e aguardar mais um tempo para receber o arquivo.

Com o apoio do chatbot da Neotalk, ele pode interagir diretamente com a nossa assistente por meio do aplicativo, baixar as informações e, inclusive, digitalizar o atestado. Tudo isso em minutos!

Nesse contexto, os chatbots para RH estão em constante evolução para assumir tarefas que demandam tempo e, ao mesmo tempo, exigem processos inteligentes, como a triagem de candidatos.

Agora, vamos nos aprofundar sobre as mudanças nos processos de seleção com chatbot e como se preparar. Confira a seguir!

Descubra como as tecnologias apoiam o RH mesmo no trabalho a distância

Chatbots para recrutamento e seleção

Com uma comunicação eficaz e interação com o colaborador, o chatbot ganha força dentro dos processos seletivos.

Desde já, os chatbots são utilizados na automatização do agendamento de entrevistas e interação com perguntas básicas sobre o dia, horário, local e até reagendamento.

Entretanto, com o avanço do RH Digital, essa tecnologia vem sendo adotada nos processos de recrutamento e seleção de novos candidatos.

Com a nossa experiência no RH de grandes empresas, sabemos que o número de currículos que chegam para uma única vaga podem ser surpreendentes.

Assim, um simples processo de triagem, quando feito de forma manual, custa horas e disposição de toda a equipe de gestão de pessoas.

Por isso, os chatbots tornaram-se parte integrante dos processos seletivos, como forma de qualificar os candidatos selecionados e garantir mais produtividade para o RH.

Na prática são adicionadas perguntas sobre habilidades e experiência necessárias para uma vaga, além de respostas a perguntas comuns sobre jornada de trabalho, atividades a serem realizadas, remuneração, benefícios etc.

Desse modo, a tecnologia filtra candidatos que são claramente desqualificados e cria um processo eficaz de triagem inicial.

Ao mesmo tempo, com apoio da IA e suas funcionalidades, a assistente virtual consegue interagir com outros sistemas e oferecer outras vagas em aberto que tenham mais fit com o talento.

Uma vez que a geração dos nativos digitais está chegando ao mercado de trabalho, os chatbots criam uma experiência mais atrativa para quem cresceu se comunicando virtualmente.

Ou seja, uma chance e tanto para conquistar novos talentos e fortalecer o employer branding da sua marca, não é mesmo?!

Como fazer uma entrevista por chatbot?

A seguir, listamos algumas dicas para uma entrevista por chatbot de sucesso:

Faça um plano de perguntas e respostas

Conforme observamos ao longo do texto, o chatbot atua de forma mais eficaz em processos de triagem de currículos.

Por isso, é importante criar perguntas e respostas objetivas e que estejam alinhadas com o anúncio da vaga.

Em contrapartida, ao desenvolver um script longo e com informações desconexas, o futuro colaborador pode abandonar o processo e não se candidatar a outras vagas.

Além de afetar a experiência do usuário, uma conversa extensa afeta o acesso aos dados e qualidade do processo seletivo.

Considere o acesso e segurança dos dados

Ao passo que vivemos em uma sociedade globalizada, passamos a acreditar que todas as pessoas têm acesso a internet de boa qualidade.

No entanto, no Brasil, uma em cada quatro pessoas não têm acesso à internet, de acordo com a Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) divulgada em 2020.

Portanto, ao agendar uma entrevista por chatbot, faça um agendamento antecipado, para que o candidato tenha tempo para se preparar, priorize uma linguagem direta e lembre-se da segurança de dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor desde 2020 e exige que as organizações deixem evidente:

  • os motivos para a utilização dos dados;
  • por quanto tempo as informações serão utilizadas;
  • consentimento explícito do usuário ou colaborador.

Monitore os candidatos

Por último, os chatbots são capazes de validar a continuação no processo ou indicar outras vagas.

Entretanto, o recomendado é que o fator humano nunca fique de fora do processo. E, aqui, o RH tem uma grande oportunidade estratégica em mãos.

Ao analisar as conversas e retornar ao candidato com um feedback construtivo sobre os pontos de melhoria, é possível aprimorar os processos do chatbot e criar uma experiência encantadora.

Conheça a Nina - o chatbot para RH da Neotalk

O chatbot de RH da Neotalk une a experiência do usuário, o conhecimento de especialistas em RH e tecnologia de ponta para gerar uma interação veloz e eficiente para seus colaboradores.

Assim, a nossa Inteligência Artificial alia o conhecimento de especialistas e processos, como o Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning, permitindo que a Nina aprenda a cada interação, trazendo a resposta certa para o seu colaborador.

Veja alguns de seus benefícios:

  • Dashboards de RH periódicos com indicadores-chave;
  • Linguagem adaptada à cultura organizacional;
  • Inserção de novos diálogos;
  • Comunicação voltada à estratégia;
  • Mensagens instantâneas segmentadas;
  • Jornadas de automação e autoatendimento;
  • Desenvolvimento de avatar persona.

E ainda tem mais! Nós, da Neotalk, realizamos todo o acompanhamento, gestão e curadoria do seu Assistente Virtual.

Tudo para que sua empresa possa alcançar os melhores resultados possíveis com a tecnologia.

Por último, te convidamos a começar a jornada de transformação do seu RH hoje mesmo!

Demonstração Gratuita de Chatbot para RH
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