Machine Learning: entenda o que é e qual seus benefícios para o RH

Você sabe o que é machine learning? A tecnologia é um dos ramos da Inteligência Artificial que tem como objetivo fazer com que softwares, aplicativos e outros sistemas tenham a capacidade de “aprender” a partir das informações do comportamento humano.

Um exemplo é o que as plataformas de streaming fazem ao selecionar um filme ou música de acordo com o perfil de cada usuário.

No entanto, a aplicação do machine learning chegou às organizações para tornar os processos mais eficientes e estratégicos, principalmente na área de RH.

Para conhecermos juntos essa novidade e como ela tem impactado na área de gestão de pessoas, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • O que é machine learning?
  • Qual a diferença entre machine learning e inteligência artificial?
  • Como o machine learning se aplica ao RH?
  • Conheça a Neotalk, seu novo RH!

O que é machine learning?

O Machine Learning garante um trabalho mais dinâmico e estratégico

A princípio, a tradução literal do termo significa “aprendizado de máquina” e indica um processo de inteligência artificial (IA) que fornece aos sistemas a capacidade de aprender e melhorar automaticamente com os comportamentos observados.

Em outras palavras, o machine learning se concentra no desenvolvimento de programas digitais que utilizam os dados para aprender e otimizar processos sem o apoio constante de uma pessoa.

Apesar de soar como uma tecnologia complexa e longe da nossa realidade, ela está mais próxima do que você imagina.

Só para exemplificar, plataformas de streaming, como a Netflix e Spotify, utilizam a inovação para entender quais gêneros de séries, filmes ou músicas indicar para cada pessoa.

Da mesma forma, o sistema identifica os conteúdos rejeitados para oferecer uma opção que esteja relacionada ao gosto do usuário.

Assim, o machine learning cria uma experiência positiva e assertiva, evitando de retornar com conteúdos que sejam pouco relevantes.

Isso tudo é feito por meio de codificações e algoritmos que são desenvolvidos para encontrar padrões no seu banco de dados e disponibilizar as melhores sugestões, respostas, playlists, etc.

Qual a diferença entre machine learning e inteligência artificial?

De uma maneira geral, o machine learning é uma aplicação mais específica da inteligência artificial.

Em suma, a IA usa o raciocínio lógico baseado em dados para desenvolver máquinas e soluções para o nosso dia a dia a partir de uma programação estabelecida pelos seres humanos.

Já o machine learning permite que o sistema execute as atividades e siga aprendendo com elas para ações futuras.

Seguindo o exemplo dos streaming, além de estabelecer um padrão sobre o gosto do usuário – parte do trabalho da IA – , o processo de ML ajuda a identificar um título prontamente mesmo com poucas letras digitadas no campo de pesquisa.

Agora que você conhece mais sobre essa tecnologia, vamos entender o machine learning aplicado ao RH.

Como o machine learning se aplica ao RH?

Não é segredo que estamos passando por uma verdadeira transformação digital no RH e em todos os setores organizacionais.

Assim, as empresas estão investindo cada vez mais em novas tecnologias para assumir processos repetitivos e liberar as equipes para assumirem um papel mais estratégico.

Apesar de o setor de RH ser tradicionalmente marcado por tarefas burocráticas e repetitivas, a nova geração de talentos e investidores traz a necessidade de uma gestão de pessoas mais voltada para a letra “H” da sigla.

Ou seja, a atuação de um RH com foco na atração de talentos qualificados, a implementação de ações que gerem a satisfação dos clientes internos e externos e, consequentemente, o sucesso da organização.

Nesse contexto, o machine learning desempenha um papel de transformação na força de trabalho e nas relações humanas dentro da empresa.

Foi pensando nisso que desenvolvemos a nossa Assistente Virtual Inteligente para garantir um RH mais efetivo, produtivo e participativo.

A Nina da Neotalk utiliza tecnologias digitais como chatbot, inteligência artificial e machine learning para:

  • Responder às dúvidas dos colaboradores;

  • Automatizar processos;

  • Interagir com outros sistemas;

  • Realizar pesquisas rapidamente;

  • Avaliar e gerenciar o engajamento;

  • Extrair relatórios personalizáveis;

  • Desenvolver métricas de gestão de pessoas como engajamento, retenção de talentos, rotatividade, entre outros.

À medida que a Nina interage com os colaboradores e atividades dentro da organização, a tecnologia de machine learning desenvolve respostas mais ágeis e uma comunicação mais integrada à cultura vivenciada por todos os membros.

Benefícios do machine learning no RH

Otimização do tempo

Como vimos logo acima, o machine learning auxilia em diversas tarefas do time de gestão de pessoas e, com isso, garante tempo útil para os profissionais.

Além de assumirem atividades que tenham maior impacto nos objetivos da organização, ter mais tempo disponível garante que o RH esteja presente junto aos colaboradores.

Ao mesmo tempo, essa aproximação permite ao RH entender as necessidades e os pontos de reclamação das equipes para estabelecer estratégias eficazes e, desse modo, aumentar as taxas de retenção de talentos da empresa.

Isso é possível por meio de um plano de feedbacks e, principalmente, no dia a dia do trabalho com apoio e disponibilidade para escutar os funcionários.

Visão estratégica

Com a otimização de processos e integração com os demais membros, o time de RH passa a ter uma visão mais estratégica sobre os pontos fortes e gaps da empresa.

Dessa forma, o time de gestão de pessoas passa a ter um papel tático sobre os processos e subprocessos do setor como recrutamento e seleção, remuneração e produtividade, por exemplo.

Assim, o setor consegue atuar de maneira mais estratégica para promover ambientes ágeis e eficientes para todos os colaboradores.

Integração das equipes

Ao passo que machine learning funciona integrado a um sistema, como software ou aplicativo, os colaboradores precisam de um conhecimento prévio sobre eles.

Para isso, é muito importante que o RH seja um dos primeiros a conhecer e utilizar as novas tecnologias a fim de transmitir as informações por meio de treinamentos, palestras, webinars, etc.

Apesar de as novidades geralmente causarem certo temor nos funcionários, ao integrar as equipes e colocar-se à disposição para tirar dúvidas, faz com que o colaborador se sinta valorizado e entenda como as inovações serão benéficas para sua rotina.

Conheça a Neotalk, seu novo RH!

À medida que o machine learning ganha mais força e traz benefícios para o setor, nunca foi tão importante entender e apostar em tecnologias que façam a diferença na relação dos colaboradores com o trabalho.

Ao mesmo tempo, um software dinâmico e que adapta-se constantemente com as inovações do mercado fazem a diferença entre uma força de trabalho engajada ou insatisfeita.

Com a Neotalk, você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação do RH menos operacional.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Comece a jornada de transformação do seu RH! Confira um material completo sobre as nossas funcionalidades e agende seu bate papo.

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.