RH digital: o que é, principais vantagens e como implementar

Com o intuito de tornar a atuação do setor mais estratégica, as inovações digitais no RH já são uma realidade! A aplicação dessas tecnologias na Gestão de Pessoas das empresas é conhecida como RH Digital.

Você já conhecia o termo? Para conhecermos juntos essa novidade e como ela tem impactado na área de gestão de pessoas, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • O que é RH Digital?
  • RH Digital: conheça 3 vantagens da sua implantação
  • Como implementar o RH Digital?
  • Conheça a Neotalk, seu novo RH!

O que é RH Digital?

Em resumo, o RH Digital se traduz em um processo de otimização das operações do time de Gestão de Pessoas, a fim de tornar as ações do setor mais estratégicas e eficientes.

Ao contrário do que muitos acreditam, a transformação digital dos Recursos Humanos busca maneiras de usar a tecnologia para ajudar nos objetivos do time de pessoas.

Só para exemplificar, a Nina, Assistente Virtual da Neotalk, utiliza tecnologias digitais como chatbot, Inteligência Artificial e machine learning para atender as principais dúvidas dos colaboradores e liberar o time de RH para otimizar processos e melhorar a relação entre empresa e funcionários.

Outro exemplo bastante comum da integração do RH Digital são os processos de recrutamento e seleção. Com um processo de inscrições mais dinâmico, a seleção se torna mais objetiva e, consequentemente, diminui as taxas de abandono dos candidatos.

Segundo uma pesquisa da Deloitte, cerca de 72% das empresas acreditam que essa transformação digital seja imprescindível.

No entanto, na prática, a realidade é outra. Ainda de acordo com a pesquisa da Deloitte, apenas 38% das empresas estão pensando nisso e apenas 9% estão totalmente prontas.

RH Digital: conheça 3 vantagens da sua implantação

A transformação digital já começou na sua empresa? Então, confira as principais vantagens que o RH Digital pode oferecer para o sucesso do seu negócio.

1. Tempo útil para o profissional de RH

Como citamos anteriormente, a liberação da equipe de gestão de pessoas de tarefas operacionais e repetitivas é o principal benefício de um RH digital.

Em outras palavras, a tecnologia automatiza todos os processos e subprocessos de RH, como administração de benefícios, gestão do contrato de trabalho, e os profissionais de Recursos Humanos têm mais tempo para desenvolver atividades e soluções para melhorar a experiência de todos os colaboradores.

Além de garantir uma equipe de RH mais estratégica e holística, você e sua empresa terão um grande diferencial competitivo no cuidado da relação empresa x colaborador.

2. RH Digital = RH orientado por dados

Juntamente com um RH mais estratégico, a transformação digital nas empresas facilita o acesso aos dados de comportamento dos trabalhadores.

Assim, as empresas têm informações preciosas para auxiliar em seus processos de tomada de decisão, vinculando cada ação ao raciocínio lógico e menos ao “feeling”.

Dessa forma, as equipes de recursos humanos podem aproveitar dados em seus processos para melhor atender às necessidades do setor e de toda a empresa, sejam elas relacionadas a recrutamento e contratação, retenção, motivação ou desligamento.

3. Engajamento e retenção de funcionários

O RH sempre foi considerado uma ponte entre a empresa e os colaboradores. Por isso, o RH Digital torna essa relação entre o Recursos Humanos e talentos da empresa muito mais próxima, dinâmica e efetiva.

Ao mesmo tempo, essa aproximação permite ao RH entender as necessidades e os pontos de reclamação das equipes para estabelecer estratégias eficazes e, desse modo, aumentar as taxas de retenção de talentos da empresa.

Com a Nina, assistente virtual da Neotalk, o seu colaborador não precisa esperar horas ou até dias para solucionar suas dúvidas. Ela está disponível para resolvê-las 24 horas por dia, sete dias por semana.

Assim, os trabalhadores se sentem muito mais engajados com a empresa e, por meio da análise de dados do usuário, os profissionais de recursos humanos podem avaliar o envolvimento e a satisfação dos colaboradores.

Como implementar o RH Digital?

Sobretudo, o foco do RH Digital é otimizar a rotina de trabalho dos profissionais, de forma que eles atuem com mais eficácia e assertividade.

Assim, a equipe de gestão de pessoas cria uma experiência positiva para os funcionários com suporte às necessidades contínuas dos colaboradores e da organização.

Em outras palavras, essa transformação busca facilitar a vida dos especialistas de RH da sua empresa. Portanto, o primeiro passo a ser dado para adotar essa novidade é ouvindo a opinião do seu time:

  • Quais pontos do setor vocês acham que estão falhos?
  • Vocês identificam algum processo que pode ser melhorado com o uso de tecnologias digitais?
  • Como a automação dos processos vai impactar em nosso setor?

Com essas respostas em mãos, você tem o ponto de partida para entender as soluções que um RH mais digital proporcionará para a equipe, bem como os pontos de melhoria, como treinamento sobre a nova ferramenta, por exemplo.

Conheça a Neotalk, seu novo RH!

O uso de softwares é a maneira mais prática de utilizar todos os benefícios que o RH Digital traz para o setor e toda a empresa.

Com a Neotalk você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação do RH menos operacional.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot para RH, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.