Sabendo que a gestão de pessoas é conhecida tradicionalmente como o ponto de contato entre as decisões da empresa e as necessidades do colaborador, a produtividade no RH é um fator determinante para o sucesso da organização.
Esse aspecto deve ser observado sob dois pontos de vista distintos: os recursos humanos como analistas da produtividade dos colaboradores e, ao mesmo tempo, como funcionários que dependem de tempo e recursos para aprimorar os seus processos.
Nesse contexto, preparamos um guia completo sobre a produtividade no RH, desde o conceito até as inovações que chegaram para tornar os processos mais ágeis e as ações mais estratégicas.
Por isso, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é produtividade no RH?
- A relação entre produtividade e felicidade no trabalho
- Produtividade no RH: do 1.0 até o RH 4.0
- Como a tecnologia auxilia na produtividade do RH?
- A produtividade no RH no pós-pandemia
- Ferramentas que tornam o RH mais produtivo
- Aprimore a produtividade no RH com a Neotalk
O que é produtividade no RH?
Desde já, o conceito de produtividade no RH traz uma discussão a respeito da quantidade e qualidade do trabalho.
De acordo com o Dicionário de Oxford, a produtividade é a taxa na qual um trabalhador, uma empresa ou um país produz bens, e a quantidade produzida, em comparação com quanto tempo, trabalho e dinheiro é necessário para produzi-los.
Nesse sentido, entramos no contexto mais comumente associado à produção, onde o resultado positivo é aquele em que se faz mais em menos tempo.
Entretanto, o setor de RH exige uma avaliação mais qualitativa nas ações de atendimento ao colaborador, processos administrativos, participação em decisões gerenciais, etc.
Em outras palavras, a produtividade no RH deve ser analisada a partir do ponto de vista estratégico.
Por exemplo, sabemos que ainda é comum que a área de gestão de pessoas assuma uma participação mais operacional junto aos colaboradores – emitindo demonstrativos de pagamento, sanando dúvidas, preenchendo planilhas internas.
Com isso, os profissionais de recursos humanos não têm tempo e dados para promover mudanças alinhadas com os objetivos da organização.
Mesmo que necessário, essa atitude vira um ciclo vicioso ruim e se reflete em indicadores de RH como turnover, alto índice de insatisfação na pesquisa de clima e baixas taxas de produtividade.
A relação entre produtividade e felicidade no trabalho
Segundo uma pesquisa da Saïd Business School da Universidade de Oxford, a felicidade e produtividade tem uma relação muito próxima.
De acordo com o estudo que acompanhou 1.800 trabalhadores e seus sentimentos pessoais de felicidade, os trabalhadores felizes são 13% mais produtivos.
Apesar disso, a felicidade não é uma resposta única e mágica. Inclusive, você sabe como manter sua equipe feliz?
Tenho certeza que uma das respostas foi “aumentar o salário”, certo?
No entanto, as quedas na produtividade são mais evidentes em empresas que não respeitam os limites dos colaboradores, como uma pausa a mais para beber uma água ou até mesmo os horários de desconexão do ambiente de trabalho.
Além disso, membros da equipe que se sentem respeitados e apreciados onde trabalham são inerentemente mais produtivos.
Uma vez que se sentem valorizados e visualizam o seu papel na transformação da empresa, eles ficam mais motivados com o sucesso dos projetos.
Em outras palavras, a felicidade é a palavra-chave para a produtividade e os melhores resultados.
Em contrapartida, um estudo da consultoria de gestão Bain & Company mostrou que um funcionário desmotivado chega a ser 125% menos produtivo do que aqueles que se sentem engajados e inspirados.
Vale destacar que todos esses dados se estendem ao time de gestão de pessoas!
Sistematicamente, o setor atua como a ponte entre os colaboradores e a empresa, mas as diversas tarefas burocráticas e repetitivas impedem que o RH assuma um papel tático, estratégico e focado no lado Humano da sigla.
Por isso, a transformação digital dos recursos humanos chegou com o objetivo de usar as principais tecnologias do mercado para auxiliar na produtividade do RH.
Produtividade no RH: do 1.0 até o RH 4.0
Ao passo que estamos vivendo dentro da revolução 4.0, a tecnologia chegou ao setor de recursos humanos com o objetivo de tornar a atuação da equipe menos operacional.
Assim sendo, as soluções digitais, como o chatbot para RH, integram diversas funcionalidades para tornar a rotina da gestão de pessoas mais dinâmica e voltada à estratégia da organização.
Mas nem sempre foi assim. Confira na imagem a evolução do RH e sua relação com a produtividade:
Como a tecnologia auxilia na produtividade do RH?
A aplicação de tecnologias na área de gestão de pessoas das empresas é conhecida como RH Digital.
Ao contrário do que muitos acreditam, essa transformação dos recursos humanos busca maneiras de usar a tecnologia para ajudar nos objetivos do time de pessoas.
Dessa forma, softwares, aplicativos, chatbots, IAs são cada vez mais indispensáveis para:
- automatizar funções diárias do RH;
- aumentar a eficiência da organização;
- atualizar processos;
- reforçar a segurança dos dados;
- melhorar a experiência do colaborador / candidato.
Assim, as mudanças tecnológicas mudam significativamente a forma como a equipe de RH trabalha, liberando tempo da equipe com os trabalhos burocráticos para atuar em funções mais estratégicas.
Por exemplo, com o apoio da Nina, a Assistente Virtual Inteligente da Neotalk, é possível reunir percepções sobre a força de trabalho com a integração em outros sistemas, de maneira rápida e dinâmica.
Nesse contexto, os dados em tempo real desenvolvem uma gestão certeira e facilita as decisões de negócios, como em um dashboard apresentado para a diretoria.
A produtividade no RH no pós-pandemia
Com o retorno das atividades presenciais, o modelo híbrido e home office assumiram o destaque como tendências do mercado de trabalho.
Ou seja, com uma equipe descentralizada em qualquer lugar do mundo, é essencial que o RH conte com ferramentas para, além de resultados, promover a cultura da empresa e o bem-estar do colaborador.
Como exemplifica Jordana Albuquerque, diretora de gente e gestão da HM Engenharia, em sua participação no 1º webinar da Neotalk sobre o futuro do RH no pós-pandemia:
“Nesse período foi muito importante a comunicação e entender o colaborador para alinhar a estratégia para ser benéfica para a companhia e aquele momento do colaborador. A gente continua com o processo de comunicação e essa troca para desenhar a melhor estratégia no que diz respeito a experiência do funcionário e que muitas vezes passa por esse processo de construir junto, que exercitamos muito na pandemia, e precisamos levar para a realidade da organização.”
Além disso, o cenário de incertezas iniciado em março de 2020 trouxe à discussão doenças comuns da sociedade moderna, como estresse, ansiedade, síndrome de burnout, depressão, entre outros.
Assim sendo, o futuro do RH lança uma luz ainda mais forte sobre a qualidade de vida do funcionário para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.
Quer continuar esse papo super bacana com o nosso sócio e founder e mais três grandes nomes da gestão de pessoas de empresas brasileiras? Então, clique abaixo e confira nosso webinar:
Ferramentas que tornam o RH mais produtivo
Para tornar sua vida um pouco mais fácil, reunimos uma lista com as principais inovações para o RH e como elas ajudam a enfrentar os desafios do dia a dia de uma organização.
Software de RH
De uma maneira geral, o software de RH é definido como qualquer sistema que auxilie a gestão de pessoas por meio de processos digitais.
Geralmente, eles são associados ao seu formato para desktop, em computadores e notebooks, no entanto, eles estão presentes também em aplicativos.
Assim sendo, ele economiza tempo de trabalho para gerentes e equipe de RH por meio da automação, mas também auxilia nos processos de RH em qualquer hora e lugar, permitindo um melhor planejamento e gerenciamento.
Atualmente, existe uma gama de inovações para atender as necessidades específicas de cada organização, bem como cada subprocesso dos recursos humanos.
Conheça a seguir as principais utilizações do software para RH:
- Software para gestão;
- Software para engajamento do colaborador;
- Softwares de RH para recrutamento e seleção;
- Software de ponto eletrônico;
- Software de RH exclusivo para folha de pagamento.
Inteligência Artificial no RH
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que os computadores aprendam e se desenvolvam por meio da análise de dados coletados e padrões pré-estabelecidos.
Só para exemplificar, a Alexa, assistente virtual da Amazon, interpreta a fala do usuário e, em segundos, as traduz em códigos, identifica padrões, frases, palavras-chave e analisa entre milhares de combinações no celular e em servidores online, a melhor combinação de resposta para a sua pergunta.
Na prática da gestão de recursos humanos, a inteligência artificial pode ser aplicada de diversas formas a fim de melhorar a eficiência do RH, o engajamento com os colaboradores e uma atuação de Recursos Humanos mais estratégica e voltada para as pessoas.
Chatbot para RH
Em suma, o chatbot é um avanço da Inteligência Artificial, utilizando o assistente virtual para simular uma conversa funcional e quase humana, mas entre um sistema digital com colaboradores e/ou candidatos.
Antigamente, quando um colaborador tinha uma dúvida, ele perguntava a um colega ou ia direto ao setor de RH.
Agora, com o apoio do chatbot e das outras tecnologias que citamos, é possível tirar as dúvidas, receber documentos e conhecer toda a cultura da empresa em qualquer hora ou lugar.
Sob o mesmo ponto de vista, o chatbot de RH consegue manter a sua equipe envolvida e por dentro das principais novidades 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Machine Learning
O machine learning é uma aplicação mais específica da inteligência artificial.
Em suma, a IA usa o raciocínio lógico baseado em dados para desenvolver máquinas e soluções para o nosso dia a dia a partir de uma programação estabelecida pelos seres humanos.
Já o machine learning permite que o sistema execute as atividades e siga aprendendo com elas para ações futuras.
Nesse contexto, o machine learning desempenha um papel de transformação nas relações humanas dentro da empresa.
À medida que o sistema interage com os colaboradores e atividades dentro da organização, a tecnologia de machine learning desenvolve respostas mais ágeis e uma comunicação mais integrada à cultura vivenciada por todos os membros.
Aprimore a produtividade no RH com a Neotalk
À medida que as organizações estão abrindo as portas para um pensamento inovador, a transformação digital ganha mais força e traz benefícios para o setor e toda a empresa.
Desse modo, é importante entender e apostar em tecnologias que façam a diferença na relação dos colaboradores.
Um software dinâmico e que adapta-se facilmente com a cultura da sua empresa garante uma equipe mais integrada, feliz e satisfeita.
Em contrapartida, um sistema confuso e que gere problemas na integração com os colaboradores pode ser o fator determinante para que ele se sinta por fora das novidades e, ao mesmo tempo, enxergue uma desvalorização por parte da organização.
Foi pensando nisso que desenvolvemos a nossa Assistente Virtual Inteligente para garantir um RH mais efetivo, produtivo e participativo.
A Nina da Neotalk utiliza tecnologias digitais como chatbot, inteligência artificial e machine learning para:
- Responder às dúvidas dos colaboradores;
- Automatizar processos;
- Interagir com outros sistemas;
- Realizar pesquisas rapidamente;
- Avaliar e gerenciar o engajamento;
- Extrair relatórios personalizáveis;
- Desenvolver métricas de gestão de pessoas como engajamento, retenção de talentos, rotatividade, entre outros.
Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.
Tudo para que a produtividade no RH esteja alinhada com uma equipe feliz e resultados de uma empresa de excelência!
Por fim, te convidamos a fazer a sua demonstração gratuita e começar a jornada de transformação do seu RH hoje mesmo!