Dashboard de RH: os 7 principais benefícios do seu uso

O dashboard de RH é uma ferramenta relativamente recente que permite a organização de dados importantes em um painel simples e intuitivo.

Ao passo que o setor de RH tradicionalmente lida com diversas informações e precisa de uma análise constante para alcançar os objetivos organizacionais, essa ferramenta tornou-se uma importante aliada.

Pensando nisso, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos conhecer um pouco mais sobre essa inovação e os principais benefícios que ela traz para a gestão de pessoas. Confira!

O que é dashboard de RH?

Em suma, o dashboard é um painel de gestão cujo o principal objetivo é reunir KPIs, métricas e outras informações relevantes a respeito de um processo ou setor.

Apesar de ser uma ferramenta ampla, ela é adaptável e aplicável a todas organizações.

Por exemplo, o dashboard de RH agrupa, principalmente, informações sobre admissões, demissões, desempenho, clima organizacional e dados sobre pagamento para definir ações estratégicas do setor de acordo com os objetivos da empresa.

Dessa forma, a equipe de gestão de pessoas encontra rapidamente percepções importantes para otimizar o ambiente de trabalho e melhorar a relação com os funcionários.

Como resultado, o dashboard traz diversos benefícios tanto para o RH quanto para a gestão.

Conheça os 7 principais benefícios do dashboard de RH

Dashboard de RH: vantagens

1. Amplia a visão estratégica

A princípio, o dashboard de RH permite que a equipe e as lideranças tenham uma visão ampla e otimizada sobre as principais métricas e indicadores de sucesso.

Por exemplo, imagine o painel exibindo um aumento no número de reclamações acerca de um processo relacionado ao time de marketing.

De imediato, a gestão de pessoas e o líder do setor podem verificar as atividades recentes do setor e conversar com o time para identificar um possível ponto de melhoria.

2. Prioriza as ações baseadas em dados

Nesse contexto, a ferramenta aplicada à área de recursos humanos proporciona informações precisas sobre o comportamento dos funcionários.

Além disso, a integração dos painéis permite que esses dados sejam atualizados em tempo real.

Assim, é possível propor eventuais feedbacks, treinamentos, palestras e outros conteúdos visando o aperfeiçoamento do seu time.

3. Facilita a integração dos departamentos

Uma vez que o dashboard agrupa todos os dados relevantes em único lugar, fica mais fácil alinhar as ações do RH para os diversos setores.

Só para exemplificar, a integração entre o time comercial e o time de atendimento tem tudo para potencializar os resultados, bem como aprofundar a discussão sobre possíveis problemas que ocorrem durante o processo de fidelização da base.

Da mesma forma, o acesso rápido à informação permite que o recursos humanos detecte falhas ou processos incorretos com antecedência, possibilitando a correção sem prejudicar os clientes internos e externos.

4. Ajuda a otimizar os processos

Além de auxiliar no controle das informações, o dashboard possibilita o controle de processos.

A partir da ferramenta é possível mensurar o resultado de cada etapa com uma avaliação em tempo real.

Com isso, o time de RH e líderes têm em mãos relatórios que apresentam a eficácia de cada atividade.

O FTE (full-time equivalent) é um exemplo de indicador presente nos dashboard de RH que ajuda a medir a produtividade e identificar processos que exijam mais tempo da força de trabalho.

Além disso, os painéis reúnem todas as informações em relatórios automatizados.

Isso permite que os funcionários não tenham que coletar dados manualmente e, assim, tenham mais tempo e disposição para investir em ações mais rápidas e eficazes.

5. Diminui o tempo gasto pelas equipes

Como adiantamos ali em cima, o dashboard proporciona mais tempo para os setores da sua organização se preocuparem com atividades que realmente façam a diferença nos objetivos organizacionais.

Ao passo que o dito popular diz que “Tempo é dinheiro”, dentro das organizações ele representa lucro e estratégia.

Por isso, ferramentas como os painéis digitais e assistente virtuais, que proporcionam aumento de produtividade, são tão valorizadas.

6. Melhora os resultados

Apesar de soar como uma fórmula mágica, o dashboard de RH auxilia na gestão das métricas e indicadores de RH de uma maneira mais rápida e dinâmica.

Dessa forma, a equipe de recursos humanos tem dados precisos para atuar prontamente em possíveis GAPs da organização.

Além disso, o setor é conhecido por estar constantemente atarefado com atividades burocráticas e repetitivas, o que demanda tempo e atenção dos membros da equipe.

Logo, o simples fato de não precisar preencher diversas planilhas e aguardar as reuniões, muitas vezes mensais, para conferir os resultados torna a ferramenta uma importante aliada para o RH e toda a empresa.

7. Abre as portas para um pensamento inovador

Em um cenário cada vez mais competitivo, a inovação é uma das características de maior valor para as empresas que buscam o sucesso a longo prazo.

Afinal, em um mundo globalizado, é difícil citar uma organização que tenha sobrevivido sem reinventar seus processos.

Por isso, conhecer as tendências e contar com ferramentas que propiciem esse ambiente aberto às transformações é um grande diferencial para as organizações que querem se destacar.

Conforme falamos ao longo do texto, o dashboard de RH, e também outras tecnologias, possibilitam uma cultura de inovação integrada ao bem-estar das equipes e processos mais produtivos.

Tenha um dashboard de RH incrível com a Nina!

As novas tecnologias chegaram no setor de gestão de pessoas para que o time tenha recursos e tempo para definir ações estratégicas que vão aprimorar a experiência dos clientes internos e externos.

Com a Neotalk, você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação dos recursos humanos menos operacional.

A Nina une a experiência do usuário, o conhecimento de especialistas em RH e tecnologia de ponta para gerar uma interação veloz e eficiente para seus colaboradores.

Veja alguns de seus benefícios:

  • Dashboards periódicos com indicadores-chave;
  • Linguagem adaptada à cultura organizacional;
  • Inserção de novos diálogos;
  • Comunicação voltada à estratégia;
  • Mensagens instantâneas segmentadas;
  • Jornadas de automação e autoatendimento;
  • Desenvolvimento de avatar persona.

Converse com a nossa equipe para descobrir o futuro do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.