Você sabe o que significa PDI? Essa é a abreviatura do termo Plano de Desenvolvimento Individual.
Assim, o processo permite conhecer mais sobre o seu colaborador, quais os seus objetivos e como a empresa pode apoiá-lo na evolução da carreira e necessidades da organização.
Para nos aprofundarmos mais neste tema, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:
- O que é PDI?
- Como fazer um PDI?
- Benefícios do PDI
- Conheça a Neotalk, seu novo RH!
Boa leitura!
O que é PDI?
Conforme o próprio nome já adianta, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um processo de planejamento da carreira de um membro da organização.
Desse modo, o principal objetivo é estabelecer um plano de atividades de treinamento, educação, autoconhecimento e competências necessárias para que ele evolua dentro do plano de carreira e assuma o cargo que sempre sonhou.
Além de contribuir com o crescimento profissional e pessoal do colaborador, o PDI visa atender aos interesses estratégicos da organização a longo prazo.
Por exemplo, com o auxílio do plano de desenvolvimento, um colaborador pode demonstrar mais interesse em integrar outra área da organização, em consonante com uma nova graduação.
Ao passo que a organização tem acesso a essa informação, é possível definir cursos, palestras, workshops que atendam ao desejo do colaborador e alinhem-se à rotina e cultura da sua empresa.
Em contrapartida, a ausência do PDI, plano de feedbacks e/ou uma comunicação interna ineficaz leva o colaborador a procurar vagas alinhadas com os seus objetivos fora da organização.
Segundo pesquisa FIA Employee Experience, que entrevistou 150 mil funcionários em mais de 300 empresas brasileiras, 27% dos trabalhadores brasileiros pediriam as contas se sua empresa atual não reconhecesse seu valor.
Além disso, a pesquisa também mostrou que a falta de feedback é o principal problema de gestão nas empresas brasileiras.
Vale destacar que a pesquisa serve de metodologia para o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar.
Em outras palavras, o PDI é um processo extremamente relevante para a experiência positiva do seu colaborador e, consequentemente, o sucesso da sua organização.
A seguir, vamos entender como fazer o PDI!
Como fazer um PDI?
De uma maneira geral, o PDI funciona como um ciclo de apoio e suporte aos objetivos do colaborador.
Ao mesmo tempo, ele está relacionado aos objetivos organizacionais e as etapas necessárias para alinhar esses dois pontos.
Por isso, na maioria das organizações, o RH é o responsável em aplicar e acompanhar o PDI.
Em outras palavras, os membros do time de gestão de pessoas são conhecidos como mentores/padrinhos ou madrinhas, um ponto muito importante no desenvolvimento do plano.
Confira todos os passos de como fazer o PDI:
Defina um (a) mentor (a)
O primeiro passo de implementação de plano de desenvolvimento individual é a definição de um mentor / padrinho.
Muito além das reflexões sobre as habilidades e evolução da carreira, o plano exige compromissos por parte do colaborador e do mentor para que seja bem sucedido.
Só para exemplificar, vamos retomar ao exemplo do colaborador do tópico anterior. o colaborador que tem interesse em mudar de setor.
Ao começar o seu PDI, ele aponta um curso sobre Inteligência Artificial para aprimorar as suas competências e absorver o máximo de conhecimentos para a transição de cargo.
No entanto, o responsável pelo plano não repassa o pedido à diretoria e isso faz com que o funcionário não passe no teste para a nova função.
Uma situação complicada que pode levar ao turnover do colaborador.
Assim, o RH tornou-se o principal responsável pelo PDI, uma vez que o setor é tradicionalmente conhecido por fazer a ponte entre a diretoria e os colaboradores.
Em empresas maiores, é comum que o setor de recursos humanos estabeleça os horários e ações do PDI para que os líderes imediatos conversem e atualizem junto com o colaborador.
Prepare a reunião de PDI
Acima de tudo, o PDI é um momento de alinhamento entre as expectativas do colaborador e comprometimento da organização para promover o desenvolvimento profissional e pessoal.
Portanto, aproveite para tornar esse momento mais interessante para os dois lados.
A princípio, faça o mapeamento de competências, reveja a avaliação de desempenho mais recente, use os dados disponíveis e colha percepções do chefe imediato para avaliar o comportamento e satisfação do colaborador.
Por fim, coloque na balança os possíveis pontos de melhoria e oportunidades da organização para apoiar a necessidade do colaborador.
Faça o encontro de PDI
Chegou a hora do PDI! Apesar de ser um processo organizacional, leve-o como uma conversa com o colaborador a fim de identificar o seu contexto atual, interesses, pontos de melhoria e visão de futuro.
Para te ajudar, separamos alguns exemplos de perguntas para tornar a conversa mais dinâmica e com informações importantes:
- Como está a sua vida fora da empresa? Você tem feito algum curso ou especialização?
- O que você mais gosta de fazer na sua função?
- Qual outra área da empresa faz seus olhos brilharem?
- Qual atividade exige mais de você no trabalho?
- Como você se vê daqui a 5 anos?
Em seguida, estabeleça junto com o colaborador oportunidades de desenvolvimento que atendam aos seus principais interesses, alavanquem seus pontos fortes e se alinhem com os seus objetivos pessoais e profissionais.
Aqui, não existe uma resposta padrão, uma vez que a motivação e sonhos são distintos para cada pessoa.
O mais importante é ouvir e criar um plano real para auxiliar o colaborador nesse caminho.
Monitore a evolução do colaborador
Conforme citamos anteriormente, o PDI é um processo que exige comprometimento de ambas as partes e pontos de prova.
Por isso, antes mesmo de finalizar a reunião, estabeleça algumas atividades para serem cumpridas até o próximo encontro.
Só para exemplificar, caso o colaborador esteja com dificuldade para utilizar uma nova tecnologia da organização, crie uma meta para que ele acesse a ferramenta, faça um tour e aponte os pontos positivos para execução do trabalho.
Por fim, agende outras reuniões de PDI para verificar o progresso e principais aprendizados durante o período.
Vale destacar que as reuniões podem ser semanais, mensais ou até trimestrais, o ideal é que o colaborador tenha tempo para cumprir as metas estabelecidas.
Benefícios do PDI
O PDI é a chave para conquistar colaboradores felizes, engajados e alinhados com os objetivos da organização.
Além de auxiliar o desenvolvimento do colaborador, o plano de desenvolvimento individual é um recurso estratégico para motivar, reter e atrair novos colaboradores.
Ao colocar-se junto com o colaborador para aprimorar seus pontos fortes e desenvolver os pontos fracos, o RH e toda a empresa criam uma relação de confiança e o motiva a contribuir para o sucesso da organização de uma maneira real.
Acima de tudo, o PDI ajuda a criar metas que façam sentido para o colaborador, o que torna mais fácil para ele comprometer-se com a realização das atividades.
Conheça a Neotalk, seu novo RH!
Por fim, o PDI ainda auxilia na competitividade e nome da sua empresa no mercado!
Afinal, ao reter os colaboradores e diminuir a atração da concorrência apenas no quesito salarial, você tem um exemplo da força em crescer juntos.
Para isso, é preciso um RH estratégico para estar ao lado das pessoas e criar um ambiente de trabalho único e motivador.
Apoiados no pensamento de um RH inovador e com foco no lado humano da sigla, nós criamos a Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas, para responder às dúvidas mais frequentes dos colaboradores e garantir tempo para a área de recursos humanos focar em suas estratégias.
Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.
Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!