Comunicação interna nas empresas: entenda o papel do RH para sua melhoria

De um modo geral, a comunicação interna são os canais de relacionamento estabelecidos pela empresa em contato com os colaboradores.

Um exemplo tradicional são os murais com informativos institucionais.

Entretanto, um dos maiores índices de insatisfação dos colaboradores – que inclusive levam ao turnover – está relacionado exatamente a falta de comunicação entre as decisões da empresa e o colaborador.

Para te ajudar a aprimorar o contato com os membros da equipe e garantir um ambiente motivador, no texto de hoje do blog da Neotalk vamos abordar os seguintes pontos:

  • O que é comunicação interna?
  • Comunicação empresarial x Comunicação interna
  • O papel do RH na comunicação das organizações
  • Aprimore a comunicação interna da sua empresa com a Neotalk!

Acompanhe com a gente!

O que é comunicação interna?

A princípio, as organizações utilizam estratégias de marketing e vendas para aprimorar a sua comunicação externa.

Logo, a comunicação interna tem o objetivo de fornecer informações eficazes sobre as decisões da empresas, notícias dos departamentos, novidades, etc.

Só para exemplificar, grande parte das empresas utilizam os murais informativos como forma de centralizar as principais informações e garantir a leitura da maioria dos colaboradores.

No entanto, a adoção de modelos de trabalho a distância trouxe um desafio a mais para a comunicação interna nas empresas.

Uma vez que os membros do time estavam trabalhando em casa, como tornar a comunicação relevante e estratégica?

Vale destacar que, apesar de citarmos o mural como exemplo, a comunicação da empresa deve ter um formato que atenda as necessidades dos membros e da organização, como:

  • uma reunião geral;
  • mensagens enviadas por meio de aplicativo de engajamento;
  • intranet;
  • informativos impressos;
  • webinars, etc.

Nesse contexto, o setor de recursos humanos das organizações precisa assumir um papel estratégico para entender e definir um plano de comunicação interna que faça sentido para os objetivos organizacionais e envolvimento dos colaboradores.

Ao mesmo tempo, uma comunicação interna sólida promove a cultura organizacional e faz com que os colaboradores sintam-se integrados, fortalecendo a satisfação com a empresa.

Comunicação empresarial x Comunicação interna

Antes de entendermos como o RH tem um papel primordial na comunicação interna nas empresas, vamos ver a diferença entre este tipo de comunicação e a comunicação empresarial.

Em suma, a comunicação empresarial ou de negócios tem o objetivo de integrar os membros sobre dados e indicadores, tanto internos quanto externos, diretamente relacionados à organização.

Por exemplo, o dashboard de RH agrupa, principalmente, informações sobre admissões, demissões, desempenho, clima organizacional e dados sobre pagamento para definir ações estratégicas do setor de acordo com os objetivos da empresa.

Dessa forma, a equipe de gestão de pessoas encontra rapidamente percepções importantes para otimizar o ambiente de trabalho e melhorar a relação com os funcionários.

Logo, ao realizar um encontro ou enviar um documento para líderes, gestores e diretores com os KPIs e GAPs, a gestão de pessoas está realizando uma comunicação empresarial.

Agora, vamos supor que a equipe de gestão de pessoas decidiu adotar uma nova tecnologia para otimizar os resultados e informe aos demais membros da organização sobre a ferramenta por meio de um e-mail.

Nesse sentido, o RH realizou uma ação de comunicação interna.

Ficou mais fácil de entender, não é mesmo?! Sobretudo, podemos perceber que a área de recursos humanos tem grande importância em todos os aspectos da organização.

O papel do RH na comunicação das organizações

A comunicação interna envolve as equipes e transforma o ambiente de trabalho

Uma vez que os times de recursos humanos são uma parte da empresa mais próxima aos funcionários, a responsabilidade sobre a comunicação interna muitas vezes cai sobre os ombros do setor.

No entanto, a nossa experiência mostra que os profissionais da área já estão sobrecarregados com tarefas repetitivas e burocráticas, com pouco tempo para focar na estratégia organizacional.

Conforme comparamos no início do texto, a comunicação interna atua como a atração, engajamento e encantamento dos clientes internos, os colaboradores.

Por isso, as empresas do futuro estão criando um setor exclusivo para desenvolver a comunicação interna e aprimorar a atuação do RH.

Assim, algumas organizações adotaram o setor de endomarketing como forma de alinhar a comunicação interna com um planejamento estratégico que faça os colaboradores sentirem orgulho em “vestir a camisa” da empresa.

Além de impactar positivamente na produtividade, contar com uma equipe motivada e feliz garante uma vantagem competitiva para sua marca.

Entretanto, muitas empresas ainda não funcionam assim e o RH continua à frente da comunicação interna e engajamento dos colaboradores.

Dessa forma, o RH Digital tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações com o intuito de liberar os profissionais de gestão de pessoas para uma maior participação na agenda estratégica e uma experiência positiva das pessoas que fazem a empresa.

Assim, eles se sentem mais engajados com a empresa e, por meio da análise de dados do usuário, os profissionais de recursos humanos podem avaliar o envolvimento e a satisfação dos colaboradores.

Aprimore a comunicação interna da sua empresa com a Neotalk!

Por fim, a comunicação interna simboliza uma importante ferramenta para conquistar colaboradores felizes, engajados e que contribuem positivamente com o sucesso da organização.

Em contrapartida, manter-se distante da equipe e esquecer de divulgar uma notícia importante pode deixar os funcionários confusos e com o sentimento de irrelevância para a empresa.

Apoiados no pensamento de um RH inovador e com foco no lado humano da sigla, nós criamos a Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas, para responder às dúvidas mais frequentes dos colaboradores e garantir tempo para a área de recursos humanos focar em suas estratégias.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Tudo para que a comunicação com a sua equipe seja realizada com excelência.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.