Competências de RH: conheça 5 que todo profissional do setor precisa desenvolver

Você já ouviu falar no termo skills dentro da área de gestão de pessoas? Esse é um dos estrangeirismos no setor para falar sobre as competências de RH que um profissional precisa desenvolver.

À medida que os departamentos de recursos humanos assumem um papel estratégico nas organizações, os profissionais precisam de novas habilidades para contribuir com o sucesso de cada processo.

Assim sendo, no texto de hoje do blog da Neotalk, listamos 5 competências de RH para você desenvolver e como elas impactam positivamente no setor. Confira!

Competências de RH que todo profissional precisa desenvolver

1. Visão Analítica

Apesar de ser uma área mais voltada para as ciências humanas, o time de gestão de pessoas precisa desenvolver o seu lado mais analítico.

Afinal, mesmo dentro de um setor voltado para o cuidado humano, saber como avaliar os números, gráficos e informações é essencial, inclusive, para aprimorar o contato entre as pessoas.

Só para exemplificar, com a aplicação de uma avaliação de desempenho é possível mensurar a performance de um colaborador ou de toda a equipe.

No entanto, para o time de gestão de pessoas, a avaliação representa uma oportunidade de melhorias estratégicas como treinamentos, bonificações, aumento salarial, etc.

Por isso, uma das principais competências de RH é ter esse pensamento analítico e holístico sobre todos os pontos que interferem no clima organizacional.

E isso vai desde um colaborador que vem se sentindo desmotivado até as principais tendências utilizadas pela concorrência.

2. Empatia

Da mesma forma, a empatia é uma das competências que precisamos desenvolver para criarmos laços e estendermos uma boa relação com os colaboradores.

A princípio, o setor de RH é marcado por uma boa quantidade de demandas burocráticas e, ao mesmo tempo, o atendimento às dúvidas dos funcionários da organização.

Agora, imagine o seu líder falando que tudo o que você faz ainda não é o suficiente.

Além de te afetar emocionalmente, isso mostra que ele não aplicou a visão analítica e nem a empatia.

Portanto, tente sempre colocar-se no lugar dos membros da organização e lembre que cada pessoa está lidando com os próprios desafios e que, sim, podem impactar na atuação dentro da empresa.

Dessa forma, é importante que o RH alie os dados a um feedback assertivo para escutar os anseios do colaborador e proporcionar um ambiente de apoio.

E isso reflete positivamente para a organização! Segundo um levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais.

3. Liderança

De uma maneira geral, o recursos humanos de uma organização funciona como uma ponte entre os objetivos da empresa e as atividades do colaborador e da liderança.

Ao mesmo tempo, isso coloca o RH como o protagonista em algumas tomadas de decisões e definições de planos estratégicos, como treinamentos, workshops, etc.

Por isso, a liderança é uma das competências de RH essenciais para lidar com o gerenciamento das pessoas.

A capacidade analítica e empatia se unem para garantir que os profissionais do setor assumam papéis táticos e consigam transformar a relação dos colaboradores com a empresa.

4. Criatividade

Em suma, a criatividade é a capacidade de criar, inventar e inovar, seja no campo artístico ou em uma ciência aplicada.

Assim sendo, essa é uma competência de RH essencial para os profissionais que precisam lidar diariamente com desafios que exigem uma solução fora do padrão.

Ao passo que a visão analítica nos ajuda a visualizar os processos de forma holística, a criatividade ajuda a encontrar novas soluções para um resultado mais eficiente.

Além disso, pessoas criativas são mais propensas a abraçar as inovações e transformar processos antigos. Ou seja, agentes ideais na cultura de inovação de uma organização!

5. Conhecimento tecnológico

Ao contrário do pensamento popular, a tecnologia na área de Recursos Humanos veio com o objetivo de tornar a atuação no setor mais estratégica.

No entanto, como um reflexo das transformações até o RH 4.0, algumas pessoas ainda enxergam as inovações como inimigas.

Por isso, as organizações que prezam pela excelência e melhoria contínua devem contar com o suporte de colaboradores com um bom conhecimento tecnológico para implantar essa ideia.

Dessa forma, a tecnologia direciona as forças de gestão da empresa para ações estratégicas que gerem a transformação na cultura da organização e na vida das pessoas.

Ao mesmo tempo, ao selecionar as tecnologias ideais para a realidade do setor na empresa, é essencial contar com o apoio de uma equipe de especialistas.

Assim, a organização tem a certeza de trazer uma ferramenta completa, com um time que irá auxiliar com treinamentos, consultorias e uma relação de parceria com essas novas oportunidades.

Conheça a Neotalk, seu novo RH!

À medida que o mundo muda, o RH muda junto com ele. Atualmente, as organizações estão utilizando softwares e chatbots para alcançar novos patamares empresariais.

Portanto, cada vez mais precisamos nos adaptar à realidade do mercado e continuar aprendendo todos os dias.

Uma vez que escolhemos lidar com relações humanas e reais, não temos uma fórmula básica de quais competências de RH são essenciais, mas temos certeza que a inovação fará parte do seu futuro.

As novas tecnologias assumem um papel importante ao realizar as tarefas consideradas operacionais e, assim, otimizando o tempo da gestão de pessoas para aprimorar a experiência dos clientes internos e externos.

Pensando nisso, criamos uma ajuda techumanizada para te apoiar nas tarefas e tornar a atuação do setor de RH mais dinâmica e com foco nas pessoas.

Com a Neotalk, você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação do RH menos operacional.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot para RH, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.