Employer branding: entenda o que é e veja dicas para implementação

Assim como uma estratégia de branding comercial, que oferece uma proposta de valor aos clientes para além dos produtos ou serviços, o employer branding é uma estratégia que busca criar experiências incríveis para os atuais e futuros colaboradores.

Em um mercado cada vez mais competitivo, sem essa estratégia, contratar e reter funcionários qualificados e que estejam conectados com a cultura da empresa é um verdadeiro desafio.

Ao mesmo tempo, a reputação de uma empresa é mais importante do que nunca. Isso porque, assim como as organizações, os candidatos buscam locais de trabalho que ofereçam mais do que o valor salarial.

Para conhecermos mais sobre o tema, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • O que é employer branding?
  • Qual a importância do employer branding?
  • Qual a relação do employer branding e RH?
  • Aprimore o employer branding da sua organização com a Neotalk!

Boa leitura!

O que é employer branding?

O objetivo do employer branding é atrair os melhores talentos por meio de uma imagem sólida e feliz dos colaboradores com o local de trabalho.

A princípio, o termo é mais um dos estrangeirismos nas organizações e, em tradução literal, significa “marca empregadora”.

No entanto, para entender o que significa employer branding mais a fundo, vamos dividir o termo em três pontos:

  • Employer ou “Empregador” – pessoa ou empresa que contrata pessoas;
  • Marca – a marca de uma organização é simbolizada pelas características e ações que causam uma impressão memorável nos consumidores, ao mesmo tempo que cria uma conexão com os clientes internos e externos;
  • Branding – de uma maneira geral, o branding representa uma estratégia para evidenciar os pontos positivos de uma marca e, assim, criar diferenciais contra a concorrência e estabelecer um vínculo com os consumidores, colaboradores, fornecedores, etc.

Assim, o objetivo do employer branding é criar uma Proposta de Valor para o Empregado (EVP) que transmite aos colaboradores atuais e futuros talentos os princípios que tornam uma organização um lugar fantástico para se trabalhar.

Ao passo que o branding é uma das estratégias de marketing para conquistar novos clientes e fidelizá-los, podemos dizer que o employer branding segue a mesma proposta, mas de forma interna.

Qual a importância do employer branding?

Atualmente, estamos passando por um período onde, mesmo com o alto índice de desemprego, faltam profissionais qualificados no mercado.

Segundo relatório feito pelo ManpowerGroup, a escassez de talentos é um fenômeno de escala global e atinge 54% das empresas no mundo todo.

Nesse contexto, o employer branding ganha enorme importância para posicionar a organização na mente dos funcionários e futuros colaboradores positivamente.

Além de promover um ambiente mais saudável, a estratégia desenvolve uma reputação sólida para a empresa.

Por exemplo, a consultoria Great Place To Work (GPTW) – que significa, literalmente, “ótimo lugar para trabalhar” – publica anualmente uma série de rankings premiando organizações de destaque como um lugar incrível de trabalho.

Ao passo que as redes sociais ganharam seu espaço na hora da busca por um emprego, contar com uma estratégia de employer branding, como a GPTW, é uma forte vantagem competitiva para as organizações.

Além disso, as pessoas confiam nos amigos, colegas e familiares ao procurar indicações de vagas de emprego, bem como os processos e exigências de cada empresa.

Logo, é melhor ter a certeza de que a equipe está falando bem da sua marca e, consequentemente, atraindo cada vez mais talentos de forma orgânica.

Qual a relação do employer branding e RH?

Conforme apresentamos ao longo do texto, o employer branding impacta no recrutamento de novos funcionários, a retenção e o engajamento dos funcionários atuais e a percepção geral da organização no mercado.

Ou seja, tudo haver com o setor de recursos humanos da organização!

Entretanto, existem outros elementos do employer branding de uma empresa que não estão sob o domínio da gestão de pessoas. Como exemplo, publicar uma vaga nas redes sociais da organização.

Dessa forma, o employer branding e RH precisam atuar juntamente com o time de marketing, lideranças e membros da diretoria para criar uma estratégia única e encantadora.

Isso auxilia no desenvolvimento de um ambiente de trabalho onde todos os funcionários se sintam felizes e tenham orgulho em vestir a camisa da empresa.

Assim, os colaboradores se tornam embaixadores da marca, indicando candidatos e passando uma impressão positiva por meio do boca a boca.

Aprimore o employer branding da sua organização com a Neotalk!

O employer branding simboliza uma importante ferramenta para conquistar colaboradores felizes, engajados e que contribuem positivamente com o sucesso da organização.

Em contrapartida, manter-se distante da equipe e dos futuros talentos pode enfraquecer a imagem da sua organização e, consequentemente, diminuir o seu espaço no mercado.

Para fugir desse cenário, é importante criar experiências únicas para o colaborador, principalmente com a adoção do trabalho a distância e descentralização da força de trabalho.

Nesse sentido, nunca foi tão importante a participação dos recursos humanos na construção dessa nova cultura.

Pensando nisso, nós criamos a Nina! Uma ajuda techumanizada para automatizar processos repetitivos, responder às dúvidas dos colaboradores e tornar a atuação do setor de RH mais dinâmica e com foco nas pessoas.

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