Inbound recruiting: o que é e como aplicá-lo no RH do seu negócio?

Com o avanço tecnológico e mudança no perfil de consumo, o inbound recruiting ganhou destaque principalmente nas estratégias de atração e recrutamento do RH.

Em suma, a proposta da metodologia é usar conteúdos nas mídias sociais, textos de blog e outros materiais para alcançar os melhores talentos e permitir que se envolvam com sua marca antes mesmo de procurarem uma vaga.

Dessa forma, o conceito garante candidatos qualificados, ou seja, que estejam alinhados com os objetivos e cultura da organização.

Antes de tudo, é preciso entender mais sobre o conceito e como adotá-lo nas práticas do RH.

Por isso, no texto de hoje do blog da Neotalk vamos falar sobre este novo conceito, o inbound recruiting!

O que é inbound recruiting?

A princípio, a tradução de inbound recruiting significa “recrutamento interno”, literalmente.

Entretanto, a palavra “inbound” ou “interno” é diferente do conceito que estamos habituados, onde o RH divulga as vagas para os colaboradores por meio de informativos, intranet, etc.

O inbound recruiting é um termo usado para descrever a aplicação do conceito originado no marketing dentro da área de recursos humanos, mais especificamente no mundo de recrutamento e aquisição de talentos.

Assim, o objetivo dessa estratégia é envolver talentos qualificados e convertê-los em candidatos às vagas da organização.

Isso é realizado por meio da otimização nos mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo e envolvimento por meio das redes sociais.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre como utilizar o inbound recruiting em sua organização.

Como aplicar as estratégias de Inbound Recruiting?

O inbound recruiting envolve a aplicação de metodologias do marketing digital para atrair e encantar mais candidatos.

Conforme mencionamos anteriormente, existem muitos componentes envolvidos na construção do inbound recruiting.

Desde já, é importante que o setor de marketing e RH trabalhem juntos para criar conteúdos inspiradores e relevantes para os candidatos.

Além disso, para alcançar candidatos qualificados e criar uma experiência única, o ideal é integrar a cultura da organização em cada frase e nas seguintes atividades:

Marketing de Conteúdo

De acordo com o Content Marketing Institute , o marketing de conteúdo é uma técnica de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido.

Assim como a palavra-chave do RH 4.0 é a estratégia, a palavra de maior importância nessa definição é “valioso”.

Isso porque é exatamente ela que diferencia o trabalho do inbound marketing de uma definição geral para publicidade, por exemplo.

Nesse contexto, o objetivo é fornecer o máximo de valor possível para o candidato por meio de materiais como:

  • Ebooks;
  • Artigos de blog;
  • Infográficos;
  • Publicações nas redes sociais;
  • Webinars, etc.

Dentro do marketing digital, essa tática é utilizada como uma “troca” por leads – uma espécie de cadastro – onde é possível entender o perfil do consumidor e avaliar a sinergia com a solução proposta.

Só para exemplificar, a Neotalk desenvolveu o Checklist das Práticas ESG para que as organizações preparem-se para o futuro, ao mesmo tempo que avaliamos as empresas que precisam de uma solução completa para focar nos objetivos estratégicos.

Desse modo, na área de gestão de pessoas o inbound recruiting permite que os candidatos qualificados cadastrem-se no banco de talentos e, ao mesmo tempo, crie uma conexão com a organização que pretende ingressar.

Crie segmentações

A segmentação do público é o processo de dividi-lo em categorias com base em interesses semelhantes ou características compartilhadas.

Só para exemplificar, se um futuro talento está interessado na área de atendimento, o ideal é que ele receba conteúdos para aprimorar a relação com o cliente, participar de processos do setor, conhecer mais sobre a atual equipe etc.

Além de permitir que você adapte seus materiais de marketing e conteúdo para atrair cada grupo, os destinatários se sentem mais importantes por meio da personalização.

Segundo uma pesquisa conduzida pela consultoria de RH Robert Half, a falta de feedback é o problema que mais incomoda cerca de 58% dos entrevistados na busca por um emprego.

Em seguida, estão as entrevistas repetitivas com um mesmo gestor (48,6%) e a falta de comunicação nas etapas do processo (48,2%).

Sob esse ponto de vista, o inbound recruiting deve se basear na estratégia do marketing para criar uma lista de e-mails e contatos, com os leads captados anteriormente, e entregar conteúdos que conectam-se e com a vivência do talento.

Onipresença

Da mesma forma, a presença e participação nos principais canais digitais faz total diferença nas relação com os candidatos.

Em suma, o termo Omnichannel refere-se à combinação dos canais de comunicação – sites, redes sociais, mensageiros eletrônicos – mas de uma forma integrada, que reflita a cultura organizacional.

Por exemplo, imagine um talento que passa por um processo seletivo impecável, mas ao buscar mais informações demora a ser atendido ou até mesmo com informações desconexas.

A falta de integração pode acabar com um processo seletivo ou de encantamento do colaborador em minutos.

Nesse contexto, o time de recursos humanos e marketing precisam de tempo e liberdade para atuar de forma mais tática:

  • definindo os melhores conteúdos institucionais;
  • desenvolvendo uma descrição de cargos completa;
  • colhendo as principais percepções nos canais digitais e muito mais.

Por isso, as inovações digitais chegaram com o intuito de tornar a atuação da gestão de pessoas mais estratégica e eficiente.

Um exemplo é o uso de inteligência artificial no RH que ajuda a criar uma experiência mais integrada, flexível e orientada para o usuário, mesmo com os novos modelos de trabalho a distância.

Conheça a Neotalk, seu novo RH!

Apoiados no pensamento de um RH inovador e com foco no lado humano da sigla, nós criamos a Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas que vai além de um chatbot para RH.

Com um sistema completo, é possível automatizar processos operacionais do setor com a integração em diversas plataformas e responder às dúvidas mais frequentes dos colaboradores por meio de um aplicativo exclusivo.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Por último, te convidamos a fazer a sua demonstração gratuita e começar a jornada de transformação do seu RH hoje mesmo!

Compartilhe
neotalk-logo-branco

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.