Cultura organizacional: confira um guia completo sobre o assunto

A cultura organizacional é representada pelos valores, regras, princípios, políticas e, inclusive, o clima que guia o trabalho dos colaboradores e das lideranças.

Em contrapartida, uma cultura desalinhada pode promover um ambiente de trabalho pesado, de insatisfação entre a equipe e, assim, prejudique os indicadores de RH e o sucesso da empresa.

Por isso, a importância de criar uma cultura organizacional valiosa. Para te ajudar nessa missão, preparamos este guia nos seguintes pontos:

  • O que é cultura organizacional?
  • A importância da cultura organizacional
  • Características de uma boa cultura organizacional
  • Conheça a Neotalk e transforme a sua cultura organizacional

O que é cultura organizacional?

De acordo com o dicionário, a palavra “cultura” significa normas de comportamento, saberes, hábitos ou crenças que diferenciam um grupo de outro. Já “organizacional” se refere às organizações.

Dessa forma, a cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores, atitudes e regras que orientam as ações de todos os membros da equipe.

Pense na cultura da sua empresa como características que representem “o que ela é”.

Só para exemplificar, dificilmente encontraremos uma organização em que um de seus valores seja o individualismo.

Afinal, independente do tamanho da organização, vamos sempre trabalhar com pessoas e o bom relacionamento interpessoal é indispensável.

No entanto, a cultura organizacional vai além da teoria. Ao mesmo tempo que uma empresa não incentiva hábitos ruins diretamente em seus valores, algumas destas atitudes podem estar sendo reforçadas no dia a dia.

Enquanto uma cultura positiva leva à melhoria do desempenho e do clima organizacional, uma cultura empresarial disfuncional prejudica a relação com os colaboradores e, inclusive, com o cliente externo.

Ou seja, a cultura é criada por meio de comportamentos consistentes, autênticos e práticos.

Cultura organizacional e sua importância

A importância da cultura organizacional

Ao passo que a cultura organizacional está ligada a parte interna da empresa, a sua importância está estritamente relacionada aos colaboradores.

Quando as ações de uma empresa estão alinhadas às expectativas de seus funcionários, eles se sentirão mais integrados, valorizados e engajados com os objetivos da organização.

Assim, os membros da organização sentem orgulho em vestir a camisa e estão dispostos a superar os desafios e crescer junto com a empresa.

Por isso, mais do que nunca, o setor que funciona como uma ponte entre os colaboradores e a organização precisa de uma atuação mais estratégica, principalmente com as novas modalidades de trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança Fortinet, após a pandemia do novo coronavírus, 30% das empresas devem seguir com o home office sendo o regime de trabalho.

Com isso, a atividade de recursos humanos ganhou um lugar de evidência! Agora, em uma função ainda mais tática, preparando líderes, colaboradores e os próprios postos de trabalho para um cenário mais inovador.

Pensando nisso, preparamos um material sobre a participação do RH em todo o lugar. O nosso objetivo é auxiliar o time de gestão de pessoas nessa transformação organizacional de forma estratégica.

Além disso, uma cultura organizacional forte contribui para o poder da marca frente aos seus concorrentes, bem como uma vantagem competitiva na atração de talentos.

Uma vez que os candidatos estão em busca de uma oportunidade que contribua também para o seu crescimento pessoal, eles vão priorizar empresas que tenham uma boa experiência de contratação.

Características de uma boa cultura organizacional

Cultura organizacional e suas características

Mesmo que a cultura seja diferente para cada empresa, algumas características ajudam a identificar e guiar a construção deste processo nas organizações:

Alinhamento

A princípio, é importante que os colaboradores estejam alinhados com os objetivos da empresa.

No entanto, atente-se ao alinhar os objetivos e a cultura organizacional.

De uma maneira geral, a cultura organizacional dita as estratégias e ações para alcançar os objetivos, as metas. Não o contrário.

Valorização

Ao mesmo tempo, ter uma cultura de valorização dos colaboradores contribui para um alinhamento contínuo com a organização.

Por isso, invista em feedbacks e reconhecimento de boas práticas dentro da empresa.

Além de exaltar as atitudes que fazem a diferença na cultura da organização, essa etapa garante que os funcionários se sintam mais motivados e engajados.

Trabalho em equipe

Como exemplificamos anteriormente, o trabalho em equipe é um dos pontos mais importantes dentro da cultura organizacional.

Isso porque, envolve colaboração, respeito e confiança dos colaboradores com as demais equipes.

Dessa forma, esses três fatores contribuem para que as equipes se sintam mais à vontade para apresentar novas ideias e pedir ajuda quando necessário.

Desempenho

Uma equipe que compartilha os mesmos valores e desafios tem maior desempenho dentro da empresa.

Ao passo que os profissionais se sentem mais felizes e integrados, eles assumem as suas responsabilidades como verdadeiros promotores da cultura organizacional.

Por isso, eles têm uma visão mais ampla de como o seu papel interfere nos resultados e, ao mesmo tempo, tem mais confiança para propor novas soluções.

Inovação

À medida que os colaboradores estão dispostos a auxiliar no sucesso da organização, as tecnologias digitais ganham um papel importante nos diversos setores.

As inovações buscam automatizar todos os processos e subprocessos para que as equipes atuem de acordo com os objetivos e estratégia da organização.

Só para exemplificar, com a Neotalk, os profissionais de gestão de pessoas deixam as tarefas operacionais e o contato dos colaboradores na mão da Nina!

A nossa Assistente Virtual Inteligente utiliza tecnologias digitais como chatbot, Inteligência Artificial e machine learning para atuar em atividades mais operacionais e liberar o time de RH para melhorar a relação entre a empresa e os funcionários.

Assim, o time de RH tem mais tempo para desenvolver atividades e soluções para melhorar a experiência dos colaboradores.

Conheça a Neotalk e transforme a sua cultura organizacional

Em suma, a cultura organizacional é um ponto importante para o desenvolvimento das empresas e, principalmente, das pessoas.

Vale dizer que a cultura de uma organização, se desenvolve mesmo sem a contribuição do RH ou das lideranças.

No entanto, a ausência desse alinhamento cria um ambiente pouco saudável e produtivo. Uma vez que os funcionários estarão perdidos em sua função e participação dentro da empresa.

Portanto, siga o nosso guia para fazer uma análise da sua empresa e começar a criar uma cultura de reconhecimento, valorização e inovação.

Nesse sentido, nunca foi tão importante a participação dos recursos humanos na construção dessa nova cultura.

Pensando nisso, criamos a Nina! Uma ajuda techumanizada para te apoiar nas tarefas e tornar a atuação do setor de RH mais dinâmica e com foco nas pessoas.

Com a Neotalk, você conta com o apoio de especialistas em chatbot, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.