Cultura de inovação: por que o RH deve acompanhar esse movimento?

A cultura de inovação traduz uma nova forma de pensar e agir dentro das organizações.

Muito mais do que ter ideias inspiradoras, a inovação é uma oportunidade de criar novos processos e ferramentas para alcançar os objetivos da empresa e a satisfação dos colaboradores.

Para te ajudar a entender mais sobre este tema, dividimos o texto em tópicos para tornar a sua leitura mais dinâmica:

  • O que é a cultura de inovação?
  • Qual a importância da cultura de inovação?
  • Benefícios da cultura inovadora para as empresas
  • Por que o RH deve acompanhar esse movimento?
  • Construa a sua cultura de inovação com a Neotalk!

O que é a cultura de inovação?

A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores, atitudes e regras que orientam as ações de todos os membros da equipe. Ou seja, as características que representam “o que ela é”.

Apesar de construída internamente, ela molda a imagem da organização frente ao mercado.

Nesse contexto, a cultura de inovação está inclusa dentro dos ideais coletivos de uma organização. O seu objetivo é promover o desenvolvimento da criatividade e participação dentro da empresa.

Dessa forma, a cultura inovadora funciona como um dos valores a serem seguidos, com atitudes e processos diários para aumentar a força inovadora.

Como o principal agente das transformações, o RH tem um papel importante na construção desse novo modo de pensar dentro das organizações.

Qual a importância da cultura de inovação?

Em um cenário cada vez mais competitivo, a inovação é uma das características de maior valor para as empresas que buscam o sucesso a longo prazo.

Afinal, em um mundo globalizado, é difícil citar uma organização que tenha sobrevivido sem reinventar seus processos.

Por exemplo, a pandemia acelerou a estruturação de forças de trabalho a distância, uma vez que o distanciamento social era a principal forma de proteger a saúde de toda a população.

Ao mesmo tempo, as novas modalidades de trabalho trouxeram desafios, como manter a comunicação com as equipes e transferir a cultura, até então construída presencialmente, para o digital.

Logo, as salas de reuniões virtuais e aplicativos de mensagens se tornaram o ponto comum para os membros participarem dos momentos empresariais.

Dessa forma, os colaboradores precisaram se adequar às novas tecnologias para integrar-se aos processos organizacionais em home office.

Um ótimo exemplo da importância da cultura de inovação! Pois, com o apoio das lideranças e ações do time de gestão de pessoas, os colaboradores conseguiram adotar uma nova forma de comunicação em pouco tempo.

Acima de tudo, a inovação precisa ser incentivada e exercida para que os times entendam a sua importância e sintam-se motivados a colaborar e participar da mudança.

Benefícios da cultura inovadora para as empresas

1. Novas ideias

Uma vez que a empresa tenha uma cultura de inovação forte, os membros ficam livres para sugerir novas ideias e otimizar os processos.

Só para exemplificar, criamos uma Assistente Virtual Inteligente para auxiliar os times de gestão de pessoas em processos operacionais.

Nesse sentido, um profissional que atue em uma empresa inovadora, provavelmente, se sentirá à vontade para apresentar a solução para as suas lideranças.

Em contrapartida, em empresas mais tradicionais, a simples menção de uma tecnologia organizacional pode criar a ideia de substituição do emprego.

2. Aumenta a colaboração das equipes

A cultura de inovação promove um ambiente de aprendizagem e colaboração.

Isso faz com que os funcionários “saiam um pouco da caixa” e tenham uma visão holística sobre os demais setores da organização, compartilhando ideias e traçando estratégias.

Além de tornar o ambiente mais dinâmico, a participação influencia positivamente na produtividade e eficiência das equipes.

3. Fortalece a marca

A importância da cultura de inovação é ainda maior para diferenciar sua organização de seus concorrentes.

Em suma, a prática inovadora garante que você trabalhe alguns passos à frente para dominar o mercado à medida que novas mudanças surgem.

Por exemplo, a nova lei de proteção de dados exige uma série de regulamentações sobre os dados dos funcionários e, inclusive, novos documentos autorizando o uso das informações.

Uma empresa que está por dentro das atualizações e principais inovações, já incluiu em seus processos o termo de consentimento de uso das informações, de acordo com as diretrizes da LGPD para RH, e excluiu os dados obsoletos.

Assim, a organização ganha mais credibilidade e agrega valor aos seus produtos
e serviços.

Por que o RH deve acompanhar esse movimento?

Cultura de inovação: benefícios

A princípio, os profissionais de recursos humanos, são responsáveis ​​por muitas áreas que impactam diretamente na cultura de inovação; incluindo recrutamento, reconhecimento, treinamento e engajamento dos colaboradores.

Desse modo, o setor de gestão de pessoas tem um papel fundamental na criação de uma estrutura organizacional que promova e apoie a inovação.

Embora o RH tenha um impacto significativo, esse processo exige a colaboração para que seja parte da cultura da empresa.

Os líderes têm um papel chave para os times de recursos humanos, uma vez que eles controlam a direção estratégica e as principais práticas organizacionais.

Com esse trabalho em conjunto, o RH pode identificar os principais GAPs em relação às novas tecnologias, ao mesmo tempo que investe em novos processos para atrair pessoas inovadoras para os diversos setores e, assim, possibilitando uma cultura de inovação.

Construa a sua cultura de inovação com a Neotalk!

À medida que a cultura de inovação cria uma vantagem competitiva para as empresas, nunca foi tão importante entender e apostar em tecnologias que façam a diferença na relação dos colaboradores com o trabalho.

Ao mesmo tempo, as inovações dentro das mais diversas áreas organizacionais contribuem com o engajamento e satisfação do colaborador.

Com a Nina da Neotalk, você tem o apoio de uma assistente virtual inteligente para integrar as informações em um único lugar e ainda te ajudar a dividir os principais dados com o colaborador quando e onde ele estiver.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot para RH, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.