Transformação digital no RH: quais os seus principais impactos?

Nos últimos anos, estamos vivendo uma verdadeira transformação digital no RH!

Esse fenômeno pode ser associado a dois fatores: uma necessidade de atuação estratégica com os objetivos da organização e a implantação de novas tecnologias em outros setores.

Uma vez que a área de recursos humanos é o agente da mudança nas organizações, nada mais justo que eles sejam os primeiros a colherem os benefícios dessa transformação de cenário e mentalidade.

Vamos juntos conhecer mais essa tendência da área de gestão de pessoas? Faça uma boa leitura!

O que é a transformação digital no RH?

Entre os principais impactos da transformação digital no RH, a automação de tarefas ganha destaque!
A transformação digital no RH envolve a automatização de tarefas operacionais e burocráticas

Em resumo, a transformação digital no RH é o processo de mudança dos processos operacionais e burocráticos para se tornarem automatizados e orientados por dados.

Para isso, as organizações contam com a ajuda de novas tecnologias para assumir processos repetitivos e, assim, liberar as equipes para assumirem um papel mais estratégico dentro dos objetivos da organização.

Só para exemplificar, a Nina, Assistente Virtual da Neotalk, utiliza tecnologias digitais como chatbot, inteligência artificial e machine learning para responder o colaborador, buscar informações em outros sistemas da empresa e criar relatórios de forma ágil.

No entanto, essa transformação vai muito além da aplicação de novas ferramentas. Ela leva uma reestruturação dos processos e da cultura de toda a empresa.

Ainda hoje, muitos colaboradores enxergam os softwares de gestão, os aplicativos e outras tecnologias digitais como uma ameaça direta ao seu emprego.

De acordo com uma pesquisa global da PwC, 45% dos brasileiros afirmaram que o uso crescente da tecnologia e o impacto da automação sobre o mercado de trabalho são motivos de apreensão.

Assim sendo, o setor de recursos humanos – que sempre atuou como a ponte entre as equipes e as empresas – têm um papel importante na construção desse novo modo de pensar dentro das organizações.

Quais os principais impactos da transformação digital no RH?

A princípio, a transformação digital no RH impacta em diversos aspectos da empresa.

Como citamos anteriormente, desde a aplicação das novas tecnologias na área até a integração de uma cultura inovadora, o papel da gestão de pessoas é fundamental para impulsionar o sucesso dessas iniciativas.

Nesse contexto, listamos os principais efeitos e benefícios promovidos pelo RH digital:

Processos automatizados

Primeiramente, a automação de tarefas operacionais é um dos primeiros impactos da transformação digital do RH.

Afinal, a nossa experiência atuando na gestão de pessoas de grandes empresas, mostra que as equipes de RH dedicam até 60% do seu tempo para atender os colaboradores e resolver demandas administrativas e operacionais.

Apesar de tomarem uma boa parte do tempo das equipes de recursos, tirar dúvidas, consultar documentos ou gerar um relatório são processos relativamente simples e facilmente adaptáveis em um sistema digital como a Neotalk.

Dessa forma, a automação de processos de RH libera os profissionais de tarefas manuais tediosas e permite que eles tenham tempo e disposição para se concentrar em tarefas estratégicas para o objetivo da organização.

Otimização do Tempo

Conforme citamos logo acima, a transformação digital libera o time de gestão de pessoas de tarefas operacionais.

Com isso, os profissionais têm mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas e que impactem no bem-estar dos colaboradores e clima organizacional.

Entretanto, devemos destacar que isso não funciona como um passe de mágica e, por isso, os membros da gestão de pessoas precisam atender e escutar os seus colaboradores.

A princípio, a transformação digital do RH permitirá o desenvolvimento de treinamentos, palestras e outras ações para que toda a empresa fique por dentro das funcionalidades da nova ferramenta.

À medida que ela torna-se “comum” aos colaboradores, a área de RH ganha mais tempo para analisar os números de um relatório, criar planos de feedback e indicar novos programas de benefício, etc.

Decisões baseadas em dados

A transformação digital no RH abre as portas para uma toma de decisão baseada em dados e menos no feeling
A transformação digital no RH abre as portas para uma tomada de decisão baseada em dados e menos no feeling

O uso de ferramentas digitais nas organizações propicia a centralização dos dados do colaborador e métricas que dizem respeito ao seu comportamento.

Assim, a transformação digital no RH favorece a tomada de decisões baseada em dados.

Em outras palavras, as novas tecnologias oferecem uma visão ampla sobre as métricas e resultados que guiam as ações da empresa, o que possibilita que a área de RH atue diretamente nos GAPs das equipes.

Por outro lado, uma tomada de decisão baseada no feeling, na emoção do momento, pode colocar em risco a credibilidade e os resultados da companhia.

Experiência positiva das equipes

Por último, mas não menos importante, a transformação digital alia todos os pontos anteriores na satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho.

Em termos técnicos, é o que conhecemos como employee experience.

De uma maneira geral, quando os membros da equipe são engajados e alinhados com os valores da empresa, eles entregam melhores resultados e vestem a camisa da empresa com orgulho.

Além de impactar positivamente na produtividade, contar com uma equipe motivada e feliz garante uma forte vantagem competitiva, já que outras pessoas optarão em crescer e se desenvolver na sua empresa.

Comece a transformação digital do RH com a Neotalk!

À medida que a transformação digital ganha mais força e traz benefícios para o setor e toda a empresa, entender e apostar em tecnologias que fazem a diferença na relação dos colaboradores com o trabalho é extremamente importante.

Ao mesmo tempo, um software dinâmico e que adapta-se facilmente com a cultura da sua empresa, garante uma equipe mais integrada e satisfeita.

Com a Nina da Neotalk, você tem o apoio de uma assistente virtual inteligente para integrar as informações em um único lugar e ainda te ajudar a dividir os principais dados com o colaborador quando e onde ele estiver.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot para RH, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação digital no seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.