A princípio, o PPR é uma forma de remuneração estratégica caracterizada pela participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa.
O PPR tem sido usado como medida em várias corporações como instrumento de integração entre capital e trabalho e como incentivo à produtividade.
Ficou interessado em conhecer mais sobre o PPR? Confira o conteúdo que preparamos especialmente para você e saiba tudo sobre o tema!
O que é PPR?
O Programa de Participação nos Resultados (PPR) tem como principal objetivo o aumento da produtividade de forma a fazer com que a remuneração dos funcionários varie conforme o alcance das metas da organização.
Para as empresas é vantajosa a escolha de um programa de remuneração variável que vá depender muito da forma como seus colaboradores se sentem mais motivados e que impacte o pagamento desses benefícios, trazendo mais produtividade para a organização.
Nesse sentido, o PPR se torna muito vantajoso, pois, o aumento de sua remuneração depende exclusivamente de seus esforços em alcançar as metas, o que incentiva os colaboradores a serem produtivos.
Como funciona o PPR?
O PPR é um programa de motivação aos colaboradores, que funciona através do vínculo do ganho financeiro à produtividade, já que a empresa divide os ganhos com os profissionais.
Isso porque, quando um funcionário se torna de fato parte ativa da organização, a melhora dos processos, performance e engajamento se dá de forma natural. Como consequência, melhora os resultados.
Por esse motivo o programa acaba sendo positivo para todos os lados, já que permite aumentar os resultados da companhia e incentiva os profissionais que dela participam.
Regras do PPR
Para ser implementado de forma justa e organizada, o PPR segue algumas regras.
Primeiramente, a empresa define qual o valor que vai ser entregue aos funcionários. Isso pode variar bastante.
A quantia pode ser uma porcentagem sobre os salários ou como forma de comissão sobre o que é vendido. De acordo com a Lei 12.832, de 20 de junho de 2013, as regras para a participação definidas pela comissão paritária devem ser claras e objetivas.
Em outras palavras, as informações quanto à periodicidade de distribuição, período de vigência e os prazos para a revisão do acordo devem ser esclarecidas ao colaborador. Por isso, é sempre importante ter uma boa comunicação .
Para realizar o pagamento é preciso escolher alguns indicadores de produtividade, qualidade e lucratividade. Eles podem ser globais, setoriais ou individuais.
Estar apto ou não a receber o PPR também parte de alguns pontos, como:
- Estar ativo na data fim da apuração;
- Ter proporção nas admissões dentro do período de apuração;
- Mostrar um período de afastamento menores que 180 dias;
- Demissões proporcionais dentro do período de apuração.
A lei determina que o pagamento não pode ocorrer por mais de duas vezes no mesmo ano. Além disso, os beneficiados devem ter vínculo com a empresa.
Outro ponto importante a ser destacado é que o valor distribuído aos trabalhadores não tem natureza salarial, ou seja, não há encargos trabalhistas para o empregador.
No entanto, para o empregado, sobre o valor recebido é tributado o imposto de renda sobre a fonte, em tabela aplicável somente para o PPR.
Como implementar o PPR em uma empresa?
Como visto anteriormente, o PPR exige clareza e, para que se chegue a esse consenso, é implementada uma comissão (chamada de comissão paritária), cujos membros são escolhidos pelas duas partes.
Outra maneira de essa implementação acontecer é por meio de uma convenção ou acordo coletivo.
Esses acordos também podem ser mediados pelo RH da empresa, que ficará incumbido de tirar as dúvidas e informar os colaboradores dos termos do PPR.
A Neotalk torna tudo isso mais fácil com um sistema de alta ocupação das equipes para atender as dúvidas e demandas operacionais dos colaboradores.
Conheça a Nina da Neotalk e redescubra o seu RH!
Como forma de contribuir para um RH mais estratégico, diversas empresas têm contado com o apoio das inovações digitais no setor.
Foi pensando nisso que nós criamos a Nina! Uma ajuda techumanizada para automatizar processos repetitivos, responder às dúvidas dos colaboradores e tornar a atuação do setor de RH mais dinâmica e com foco nas pessoas.
Para isso, aliamos três tecnologias digitais em ascendência no mercado – Inteligência Artificial, Chatbot e Machine Learning.
Dessa forma, a nossa Assistente Virtual Inteligente está sempre ON para atender o seu colaborador com agilidade e uma linguagem simplificada.
O software está disponível em versões para desktop e em um aplicativo exclusivo, onde seu colaborador tem acesso 24 horas por dia, sete dias por semana.
Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.
Por último, te convidamos a fazer a sua demonstração gratuita e começar a jornada de transformação do seu RH hoje mesmo!