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Employee experience: o que é + 5 práticas para implementar o conceito

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos vem ganhando relevância ainda mais significativa para as empresas. Isso porque vemos crescer o entendimento de que bons resultados só são alcançados com a valorização do capital humano. Neste sentido, uma estratégia aliada é a de employee experience.

O conceito diz respeito ao desenvolvimento de ações voltadas para o bem-estar dos colaboradores, com foco na criação de um ambiente organizacional satisfatório.

Por isso, para crescer, antes de tudo, é preciso “arrumar a casa”. Isto é, alinhar o negócio internamente. Nós vamos te ajudar nessa tarefa!

Listamos no texto abaixo algumas dicas de como implementar essa estratégia na rotina da sua empresa. Confira!

O que é employee experience?

É uma estratégia de gestão de pessoas que coloca os funcionários no centro das ações. O foco é a melhoria contínua de suas experiências com a empresa.

As pessoas são os ativos mais valiosos de qualquer organização. Afinal, é através do conhecimento, criatividade e ação de cada uma delas que os resultados são alcançados. Logo, é imprescindível desempenhar esforços para aprimorar a relação empresa-funcionário.

Pessoas precisam de incentivo, valorização e de um ambiente saudável para performar em altos níveis. E cabe às empresas desenvolverem estratégias que permitam que isso aconteça.

Por que adotar a estratégia de employee experience ?

Pessoas engajadas e alinhadas com os valores da empresa entregam mais e melhores resultados. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que elas tenham uma experiência satisfatória dentro de seu ambiente de trabalho.

Mas afinal, o que significa ter uma boa experiência? Basicamente, é fazer com que os colaboradores desenvolvam uma sensação de pertencimento com o negócio.

Quando há uma relação positiva e prazerosa com o trabalho, o ambiente torna-se mais motivador, propiciando assim o alcance das metas.

Listamos algumas das vantagens alcançadas com a implementação da estratégia de employee experience. Veja:

  • Criação de uma cultura organizacional sólida;
  • Melhoria de indicadores de retenção de funcionários;
  • Diminuição de erros na rotina de trabalho;
  • Melhoria no engajamento e produtividade da equipe;
  • Contribui para a atração de talentos;
  • Equipe se torna mais alinhada, o que contribui para o alcance de mais e melhores resultados;
  • Melhoria na qualidade da comunicação interna.

5 práticas para implementar a estratégia de employee experience na sua empresa

A criação de um ambiente de trabalho focado nas experiências dos funcionários deve prezar por aspectos como bem-estar emocional, financeiro, alinhamento de expectativas etc.

Indicamos cinco planos de ação que podem ser aplicados para que seja possível conquistar esse objetivo. Veja!

1. Prática de feedbacks

Um dos pontos mais importantes da estratégia de employee experience é fazer com que os funcionários sintam-se compreendidos. A prática de feedback é uma excelente aliada neste sentido.

Neste caso, o RH deve agendar encontros frequentes onde os funcionários poderão ouvir e falar sobre seu desempenho.

Esse espaço vai contribuir tanto para o desenvolvimento de pessoas, uma vez que oferece os insights necessários para isso, quanto para valorização de cada um.

Portanto, essa é uma forma de alinhar expectativas, motivar e, consequentemente, melhorar o desempenho de cada colaborador.

2. Crie planos de carreiras claros

Uma empresa que preza pela experiência dos funcionários deve ter um plano de carreira muito bem definido. É preciso que todos entendam como e quando será possível crescer internamente.

Afinal, para que se sintam valorizadas, as pessoas precisam ver que estão evoluindo profissionalmente.

Em outras palavras, perceber que há oportunidades no ambiente de trabalho para aprimoramento e, consequentemente, para melhoria de suas condições financeiras, exigências profissionais etc.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Atentar-se à experiência de cada um dos funcionários pode ser extremamente desafiador para empresas com um número considerável de pessoas. Por isso, uma boa solução é buscar suporte nas tecnologias disponíveis para o RH.

Dessa forma, o setor conseguirá gerir as estratégias com maior organização e objetividade.

Uma das possibilidades que vem se mostrando mais eficiente é o uso de inteligência artificial no RH. A Neotalk é uma das empresas que oferecem essa solução.

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Com nosso software é possível combater a burocracia dos processos e tornar seu departamento cada vez mais estratégico.

Para que isso seja possível a Nina, a Assistente Virtual da Neotalk para gestão de pessoas, une a experiência do usuário, o conhecimento de especialistas em RH e tecnologia de ponta para gerar uma interação veloz e eficiente para seus colaboradores.

São algumas das soluções disponíveis em nossa plataforma:

  • Dashboards de RH periódicos com indicadores-chave;
  • Linguagem adaptada à cultura organizacional;
  • Curadoria integral do assistente virtual;
  • Inserção de novos diálogos;
  • Comunicação voltada à estratégia;
  • Mensagens instantâneas segmentadas;
  • Jornadas de automação e autoatendimento;

4. Invista em benefícios

Uma empresa que adota a metodologia employee experience em sua rotina está sempre buscando ir além. Uma das perguntas que elas devem se fazer é: “como podemos melhorar a experiência de meus funcionários hoje?

Uma boa maneira de agregar valor para melhorar a experiência do funcionário é investindo em benefícios. Como por exemplo, bonificações para alcance de metas, possibilidade de trabalho home office, jornadas flexíveis, entre outros.

Sempre que possível, busque também proporcionar momentos de descontração no ambiente de trabalho. Um happy hour e comemoração de aniversários, por exemplo, são excelentes oportunidades de integrar a equipe e contribuir para a construção de um ambiente agradável.

5. Envolva toda a equipe

Toda a empresa precisa estar engajada com as estratégias de employee experience. Não adianta apenas o RH propor a iniciativa se os demais departamentos não adotam a filosofia de trabalho.

Lideranças, presidência e todos da equipe precisam estar alinhados com o conceito. Ou seja, todos devem prezar pelo bem-estar, colaboração e saúde do ambiente de trabalho.

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