RH ágil: conheça a metodologia e saiba como aplicá-la

O RH Ágil chegou para acompanhar a evolução do mercado e atender a exigência de um setor voltado para a atenção às pessoas.

Segundo uma pesquisa da Deloitte, com mais de 10.000 líderes organizacionais e de recursos humanos em 140 países, 94% dos entrevistados disseram que “’agilidade e colaboração’ são essenciais para o sucesso de sua organização”.

No entanto, no contexto de gestão de pessoas, essa metodologia se traduz na capacidade de desenvolver e apoiar a agilidade individual, estratégica e organizacional.

Para conhecermos juntos essa novidade e como ela tem impactado em nossa área, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • O que é a Metodologia Ágil?
  • Os 4 valores do Manifesto Ágil
  • O que é o RH Ágil?
  • RH Ágil x RH Tradicional
  • Como implementar o RH Ágil?
  • Comece a jornada do seu RH Ágil com a Neotalk!

O que é a Metodologia Ágil?

A Metodologia Ágil surgiu em fevereiro de 2001, quando uma equipe de 17 profissionais de desenvolvimento de software se reuniu para encontrar uma alternativa para melhorar os processos, ter uma entrega ágil e de acordo com as expectativas do cliente.

Nesse encontro foi criado um documento baseado em 4 valores e 12 princípios para o desenvolvimento de software, o Manifesto Ágil.

Apesar de ter sido desenvolvido especificamente para os profissionais de software, com o passar do anos, a aplicação da metodologia se expandiu para outras áreas, como o RH, por exemplo.

Assim sendo, vamos conhecer os valores do Manifesto e, em seguida, entender como esses conceitos se aplicam para o RH Ágil!

Os 4 valores do Manifesto Ágil

Conforme citado no próprio Manifesto: “mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.” São eles:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Mesmo que seja um documento voltado para tecnologias digitais, desde a sua criação o Manifesto dá grande ênfase à comunicação e às pessoas.

Já sabe quem se beneficiou com as premissas apresentadas na metodologia ágil, certo? Isso mesmo, a área de Recursos Humanos!

O que é o RH Ágil?

A princípio, as práticas interativas e colaborativas incentivadas no manifesto contribuíram para que a área de gestão de pessoas abraçasse essas ideias.

Dessa forma, em 2019, um grupo de profissionais de recursos humanos criou o Manifesto Ágil no RH.

Em suma, o objetivo do documento é criar uma cultura positiva para todos os colaboradores por meio dos seguintes pontos:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
  • Transparência mais do que sigilo;
  • Adaptabilidade mais do que prescrição;
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter;
  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas;
  • Ambição mais do que obrigação.

Ou seja, o RH Ágil não está relacionado a rapidez em realizar as tarefas, mas sim contar com apoio de times engajados e colaborativos para abraçar as transformações mais rapidamente.

Nesse sentido, a metodologia está voltada para a um pensamento estratégico, visando a otimização dos processos e uma relação mais próxima com as pessoas.

RH ágil x RH tradicional

As práticas tradicionais de RH se concentram em regras e padrões dentro de uma estrutura hierárquica conservadora, repetindo os mesmos processos de tempos atrás.

Em contrapartida, o pensamento ágil muda o paradigma para uma abordagem mais simples, dinâmica e que prioriza a colaboração, o feedback e a inovação.

Assim, o Agile permite que as empresas desenvolvam programas e iniciativas que capacitem e envolvam seus funcionários.

Por exemplo, com a Neotalk o seu colaborador tem à disposição um aplicativo para consultar as informações mais importantes para ele em qualquer hora e lugar.

No entanto, é preciso que a equipe esteja aberta a conhecer a nossa assistente virtual e aproveitar todos os benefícios.

Enquanto um RH mais tradicional provavelmente vai reforçar o anseio das pessoas em ser substituído por um robô, o RH Ágil estimula o uso das tecnologias digitais como um agente facilitador para o trabalho das pessoas.

Como implementar o RH ágil?

RH ágil: implantação

O primeiro passo para a construção de um RH ágil é a transformação no modo de pensar e atuar no ambiente de trabalho.

De uma maneira geral, temos o hábito de assumir as tarefas individualmente e não compartilhá-las com outros membros.

No entanto, o pensamento ágil depende da criação de equipes multifuncionais e colaborativas em toda a empresa para resolver os desafios organizacionais.

Só para exemplificar, ao identificar uma diminuição de atendimentos positivos no time de SAC, o RH deve contar com o líder imediato para definirem um plano de treinamentos, dinâmicas etc.

Em outras palavras, a metodologia se concentra menos nas demarcações de cargos e mais nas habilidades que cada um tem a oferecer para os objetivos das organizações.

Uma dica inicial para implantar a metodologia é criar um grupo de colaboradores com base nos seus conhecimentos, projetos multifuncionais, desempenho ou uma ampla variedade de fatores, que sirvam como agentes do pensamento ágil na organização.

O resultado é uma organização mais integrada, transparente, flexível e com colaboradores engajados.

Comece a jornada do seu RH Ágil com a Neotalk!

À medida que a metodologia ágil ganha mais força, os benefícios ficam perceptíveis em todos os setores.

Por isso, nunca foi tão importante entender e apostar em tecnologias que proporcionem uma atuação mais estratégica para as equipes.

Ao mesmo tempo, um software dinâmico e que adapta-se constantemente com as inovações do mercado faz a diferença entre uma equipe motivada ou insatisfeita.

Com a Neotalk, você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação do RH menos operacional.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot para RH, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.