A princípio, o setor de recursos humanos atua para uma boa gestão das empresas, mas na era tecnológica é por meio de software e processos que esse setor tem avançado e tornando-se mais estratégico, o chamado RH 4.0.
Ao contrário do que muitos ainda acreditam, as máquinas não vieram para substituir os humanos. Elas vieram para tornar o nosso trabalho mais eficiente e prático.
Você já ouviu falar no conceito? Quer saber como ele pode transformar a estratégia da sua empresa?
Então, continue lendo o artigo com a gente! Para tornar a leitura mais dinâmica, dividimos o texto nos seguintes tópicos:
- O avanço das etapas do RH
- O que é o RH 4.0?
- Desafios do RH 4.0
- As vantagens do RH 4.0
- Como implementar o RH 4.0 na sua empresa
- Comece a transformação do RH 4.0 em sua empresa hoje mesmo
O avanço das etapas do RH
Há um tempo, no que poderíamos chamar de primórdios do RH, o cargo, apesar de chamar Recursos Humanos, era visto como algo muito mais burocrático, cheios de papéis, adesões e rescisões.
Nesse contexto, o profissional da área ficava muito mais restrito às ações administrativas da empresa. Como você já deve ter percebido, esse era o que hoje chamamos de RH 1.0.
Em seguida, o RH 2.0 traz um olhar mais tático sobre as equipes e o seu papel central no sucesso das organizações.
Dessa forma, o trabalho do RH passa a ser mais voltado para, além das ações legais, o bem estar de cada colaborador.
À medida que as tecnologias começam a tomar forma nos diversos segmentos das empresas, o RH 3.0 significa a primeira transformação digital para otimizar os processos e contribuir com mais eficácia para o setor.
Mas, se a tecnologia chegou no RH 3.0, você deve estar se perguntando: o que representa a inovação do RH 4.0? Veja no próximo tópico!
O que é o RH 4.0?
A princípio, uma palavra que resume a entrada do RH 4.0 é estratégia.
Ao passo que a tecnologia faz parte da rotina do setor, visando a otimização de processos, o RH 4.0 passa a enxergar essas inovações de forma mais estratégica.
Assim, essa nova visão retorna a raiz de sua sigla, uma gestão focada nas pessoas e nos colaboradores.
Dessa forma, a principal ideia é fazer com que o profissional utilize as mais recentes tecnologias do setor de forma estratégica e inteligente.
De uma maneira geral, as tecnologias digitais liberam os profissionais de RH de seus encargos burocráticos para que possam focar no aprimoramento de processos que serão efetivos no sucesso da organização.
Só para exemplificar, a Nina, Assistente Virtual da Neotalk, utiliza tecnologias digitais como chatbot, Inteligência Artificial e machine learning para engajar com os colaboradores com o tom e voz da sua organização.
Desse modo, o profissional de RH tem tempo e dados preciosos para atender as demandas dos colaboradores de forma mais personalizada, bem como definir planos de melhorias para que ele se sinta mais motivado em uma empresa que olhe para ele de forma mais humana.
Os desafios do RH 4.0
Apesar de representar uma visão mais alinhada com a organização, nem todos os profissionais estão preparados para a mudança.
Assim sendo, a entrada da tecnologia, não só na área de recursos humanos, como muitas outras, ativa uma alerta de que sua função será substituída e ele ficará sem emprego.
Portanto, o primeiro passo é que seu colaborador entenda que as novas ferramentas vêm para que ele use seu tempo com o que realmente importa e aja ativamente no crescimento da empresa.
Dessa forma, é preciso que os profissionais de gestão de pessoas e a liderança da empresa ajam em conjunto, capacitando e preparando os profissionais para essa mudança.
As vantagens do RH 4.0
A transformação digital no RH oferece diversas vantagens para o time de gestão de pessoas e empresas. Sendo as principais:
- Aumento na produtividade da equipe;
- Melhora o relacionamento entre os colaboradores;
- Auxilia em um processo de seleção mais eficaz e bem sucedido;
- Torna a comunicação entre as equipes mais clara e objetiva;
- Aumenta a visão sobre os processos e subprocessos da organização;
- Garante uma gestão do tempo otimizada.
Como implementar o RH 4.0 na sua empresa
De acordo com uma pesquisa da Deloitte, cerca de 72% das empresas acreditam que essa transformação digital seja imprescindível.
No entanto, a pesquisa também mostra que apenas 38% das empresas estão pensando nisso e apenas 9% estão totalmente prontas.
Foi pensando nesse cenário desafiador do RH 4.0 que a Neotalk foi criada! Com base em nossa experiência à frente do setor de RH de grandes empresas, pensamos em como ajudar os profissionais a serem mais estratégicos e produtivos.
Por isso, criamos a Nina, uma assistente virtual especialista em RH, focada em responder as dúvidas mais frequentes dos colaboradores e, ao mesmo tempo, deixar o profissional de RH mais livre para focar em suas estratégias.
Nossas vantagens:
- Capacidade de atendimento 24 horas, sete dias por semana.
- Toda a interação entre o chatbot e a Nina é preparada por uma equipe de especialistas de Recursos Humanos.
- Obtenha informações sobre o comportamento dos seus usuários internos e dê mais eficiência às ferramentas de RH.
- Obtenha mais engajamento fornecendo uma experiência de atendimento aprimorada e responsiva ao seu colaborador.
Comece a transformação do RH 4.0 em sua empresa hoje mesmo
Com a Neotalk, você conta com o apoio de especialistas em chatbot, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.
Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!