Entenda o que é uma HR Tech e qual sua importância para a área de Recursos Humanos

Os profissionais de gestão de pessoas já devem ter ouvido falar sobre o termo HR Tech nos últimos anos. Mas afinal o que representa esse conceito?

De maneira geral, ele visa agilizar a atuação da equipe de RH por meio de softwares e outras inteligências digitais para tornar o trabalho menos operacional.

No entanto, a tecnologia só pode ser útil se os membros da equipe assumirem uma nova modalidade e verdadeira mudança na cultura organizacional.

Para conhecermos juntos essa novidade e como ela tem impactado na área de gestão de pessoas, no texto de hoje do blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • O que é uma HR Tech?
  • HR Tech e os profissionais de gestão de pessoas
  • Qual a importância da HR Tech para o setor?
  • Vantagens da adoção de novas tecnologias no RH
  • Conheça a nossa HR Tech: Somos a Neotalk, seu novo RH!

O que é uma HR Tech?

HR Tech é uma abreviatura do termo “Tecnologia de Recursos Humanos”, em inglês. Assim, HR é o acrônimo de “Human Resources”, e “Tech” a diminuição da palavra “Technology”.

Dessa forma, a expressão HR Tech é um termo abrangente que intitula as empresas que utilizam as tecnologias digitais para otimizar os processos do setor, bem como os próprios softwares, chatbots e outras inovações que visam aumentar a eficiência e inteligência da área.

No entanto, essa atualização nos sistemas e processos demanda uma mudança também na cultura da organização.

Uma vez que a tecnologia chega ao setor para otimizar processos e tornar a atuação dos profissionais mais estratégica, é imprescindível que as pessoas adotem essas novas ferramentas como parceiras e não inimigas.

HR Tech e os profissionais de gestão de pessoas

HR Tech e os profissionais de gestão

Ao contrário do que muitos acreditam, a tecnologia na área de Recursos Humanos busca maneiras de usar as inovações a favor das pessoas.

Só para exemplificar, a Nina, Assistente Virtual da Neotalk, utiliza tecnologias digitais como chatbot, Inteligência Artificial e machine learning para atuar em atividades mais operacionais e liberar o time de RH para melhorar a relação entre a empresa e os funcionários.

Além de armazenar os dados de forma completa e segura, a Nina te ajuda a:

  • manter o colaborador engajado com a organização;
  • responder as dúvidas recorrente dos colaboradores de maneira rápida;
  • interagir com outros sistemas da empresa;
  • criar relatórios de gerenciamento com base em dados.

Sobretudo, as tecnologias de RH auxiliam nas tomadas de decisões do time de pessoas e lideranças com base em uma análise precisa e detalhada sobre a jornada do funcionário e, não somente, em feeling.

Por isso, as HR Techs chegaram para ficar! Elas direcionam as forças de gestão da empresa para ações que realmente gerem a transformação na cultura da organização e na vida das pessoas.

Qual a importância da HR Tech para o setor?

Não é um mistério que a tecnologia tem facilitado a nossa rotina diária, desde o trabalho até os momentos de lazer.

Por exemplo, sempre que você enviar um e-mail, a inteligência artificial do Google funciona prontamente para te ajudar a criar respostas rápidas com palavras que são habituais ao seu vocabulário.

Já nos momentos de lazer, o uso da IA pelos serviços de streaming ajudam na sugestão de títulos que tenham relevância com o seu perfil e comportamento dentro da plataforma.

Da mesma forma, as inovações no setor vieram com o objetivo de transformar a relação dos profissionais de RH com o trabalho para melhor.

De maneira geral, as tecnologias digitais liberam os profissionais de RH de seus encargos burocráticos, para que possam se concentrar no recrutamento de funcionários de qualidade, melhor gestão dos benefícios, planos de desenvolvimento e aumento de produtividade, entre outros.

Assim, as tecnologias de recursos humanos contribuem para aumentar a participação do time de gestão de pessoas, otimizar o tempo e, consequentemente, diminuir os custos em processos repetitivos e pouco eficazes.

HR Tech e suas vantagens

Vantagens da adoção de novas tecnologias no RH

Além de impactar diretamente nos processos das organizações, o uso de novas tecnologias tem beneficiado também o mercado de trabalho.

De acordo com informações da Valor Investe, em 2020 o número de vagas abertas na área de tecnologia cresceu 310%. Já as vagas preenchidas dobraram entre 2019 e 2020, o que vai na contramão dos dados sobre o desemprego no Brasil, que passa dos 14 milhões de pessoas.

Ou seja, o investimento em novas tecnologias é uma tendência para as empresas que se preocupam em ter uma boa gestão dos seus processos e um grande diferencial competitivo.

Confira outras vantagens da HR Tech para o setor e toda a organização:

Automatização de tarefas

Antes de tudo, um dos principais benefícios (e objetivos) da tecnologia de RH é automatizar tarefas administrativas consideradas como operacionais e dar aos profissionais liberdade para atuar em pautas estratégicas.

Assim, as inovações no setor buscam automatizar todos os processos e subprocessos de RH, como administração de benefícios, gestão do contrato de trabalho, gestão do desempenho, entre outros.

Assim, os profissionais de gestão de pessoas têm mais tempo para desenvolver atividades e soluções para melhorar a experiência dos colaboradores.

Desenvolvimento da equipe sobre novas tecnologias

Ao mesmo tempo que é importante trazer novas ferramentas e sistemas digitais para facilitar a vida do colaborador, é essencial que ele faça parte dessa mudança.

Por isso, as lideranças e o setor de RH devem promover treinamentos, dinâmicas e materiais para que os funcionários se sintam incluídos e participem dessa transformação.

O engajamento dos membros com a nova tecnologia serve como um termômetro para futuras mudanças digitais que a empresa esteja pensando em fazer.

Informações precisas e facilmente acessíveis

Com uma ferramenta tecnológica é possível acessar todas as informações essenciais de seus funcionários, bem como as suas respostas para pesquisas e avaliações que trazem dados importantes sobre o comportamento dos colaboradores.

Assim, as HR Techs simplificam a tomada de decisões, pois todos os dados ficam instantaneamente acessíveis e atualizados, para que você não precise se preocupar em ter informações erradas ou antigas.

Da mesma forma, os funcionários também têm acesso a informações pertinentes a qualquer momento, o que aumentará seu engajamento com o trabalho e a empresa.

Conheça a nossa HR Tech: Somos a Neotalk, seu novo RH!

À medida que o termo HR Tech ganha mais força e benefícios para o setor, nunca foi tão importante entender e apostar em tecnologias que façam a diferença na relação dos colaboradores com o trabalho.

Ao mesmo tempo, um software dinâmico e que adapte-se constantemente com as inovações do mercado fazem a diferença entre uma força de trabalho engajada ou insatisfeita.

Com a Neotalk, você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação do RH menos operacional.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.