O que é recursos humanos? Bem, essa é uma das dúvidas mais comuns para quem deseja integrar o setor e fazer parte da gestão de pessoas de uma organização.
No entanto, mesmo os veteranos de RH estão de frente para um cenário totalmente diferente e transformador sob a resposta padrão para: “o que é RH”.
Para contribuir com essa discussão sobre a origem e evolução do setor, no texto de hoje no blog da Neotalk, vamos passar pelos seguintes pontos:
- O que é recursos humanos?
- RH 5.0: a evolução do setor
- Qual a diferença entre RH e departamento pessoal?
- O que faz uma pessoa que trabalha com recursos humanos
- Conheça a Nina da Neotalk e redescubra o seu RH!
Boa leitura!
O que é recursos humanos?
A princípio, a construção do setor de RH remonta a revolução industrial, onde os trabalhadores chegavam a trabalhar 16 horas diariamente e sem nenhum direito.
Assim, dois estudiosos que viveram durante o período, Charles Babbage e Robert Owen, conceberam a ideia de que o bem-estar era mais efetivo na produtividade do que ameaças.
Apesar da área que conhecemos como recursos humanos surgir no início do século XX, já no século XIX algumas organizações incluíram iniciativas semelhantes com o nome de “bem-estar industrial” e “gestão científica”.
Em seguida, o surgimento quase simultâneo de sindicatos e departamentos de gestão de pessoal foram a base para a formalização do setor.
Ao mesmo tempo, com o apoio dos sindicatos, ao longo do século as reivindicações dos direitos dos trabalhadores tornaram-se leis, e garantir que esses direitos trabalhistas não fossem violados também se tornou um foco dos departamentos de recursos humanos.
Dessa forma, o recursos humanos é o setor organizacional responsável pela gestão e manutenção do capital mais valioso de uma empresa, as pessoas.
No entanto, as diversas atividades burocráticas tornaram-se um problema crônico, impedindo a gestão de pessoas retomar o seu papel estratégico na relação com o colaborador.
Mas à medida que o mercado muda, o RH muda com ele a fim de abraçar as inovações e aumentar a força de uma marca.
Assim, chegamos ao RH 5.0! A evolução do setor que está alinhada com as exigências das novas modalidades de trabalho.
RH 5.0: a evolução do setor
Conforme vimos no tópico anterior, o papel do RH cresceu e evoluiu com o passar dos tempos.
Enquanto no início o papel do setor era mais voltado para assumir as tarefas administrativas e garantir os direitos do empregado impostos por lei, podemos dizer que vivíamos no RH 1.0.
Recentemente, apresentamos como cada etapa se sucedeu até alcançarmos o RH 4.0, que integra as atividades do RH aos objetivos estratégicos da companhia e satisfação dos colaboradores.
A ideia é fazer com que o profissional utilize as mais recentes tecnologias do setor para deixar as atividades repetitivas “de lado” e aprimorar processos que serão efetivos no sucesso da organização.
Hoje, porém, o setor de RH vive um momento onde os trabalhadores buscam uma conexão para além do salário, pacote de benefícios, etc.
Segundo apresentado no nosso webinar sobre o futuro do RH no pós-pandemia, entre as tendências para atrair e engajar os colaboradores podemos destacar os modelos de trabalho a distância e um foco cuidadoso a respeito da saúde mental.
Assim, estamos seguindo para o RH 5.0, que tem foco no bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, na importância de relacionar seus processos às necessidades dos membros e de toda sociedade.
Só para exemplificar, uma equipe diversa e inclusiva está dentro das práticas ESG, bem como é uma das tendências do setor para garantir o recrutamento de membros que ofereçam uma visão sistêmica sobre todos os processos.
Qual a diferença entre RH e departamento pessoal?
A principal diferença entre o RH e o departamento pessoal está na natureza das relações e, consequentemente, nas rotinas diárias.
Por exemplo, a gestão de recursos humanos envolve todas as decisões e práticas que afetam ou influenciam diretamente as pessoas e o capital humano da organização.
Em outras palavras, a gestão de recursos humanos está preocupada com ‘questões centradas nas pessoas’ na gestão.
Isso inclui uma variedade de atividades, entretanto, a mais popular é o recrutamento e seleção de novos talentos.
Em seguida, supondo que houve uma contratação, o departamento pessoal é o responsável por coletar os documentos e registrar o funcionário no sistema interno e governamental.
Nesse contexto, muitas organizações estão englobando o trabalho do DP dentro da área de recursos humanos, dividindo apenas as atividades desenvolvidas para cada membro do time.
Isso garante uma visão mais profunda sobre o histórico, comportamento e desenvolvimento de um colaborador.
Além do trabalho burocrático, o departamento pessoal também é responsável por representar a empresa em possíveis ações judiciais movidas pelo colaborador.
Assim, a integração dos dois setores, permite uma ação estratégica para engajar o colaborador e evitar uma ruptura extrema com a organização.
O Plano de Desenvolvimento Individual é uma alternativa para acompanhar de perto a evolução do colaborador e mantê-lo conectado à cultura da organização.
O que faz uma pessoa que trabalha com recursos humanos
Em suma, os recursos humanos gerenciam a força de trabalho de uma organização, bem como os processos para mantê-la satisfeita.
Conforme citamos anteriormente, é popularmente conhecido pela sua atuação na atração e seleção dos colaboradores
No entanto, ao longo dos anos, o papel do RH tornou-se mais tático e participativo no dia a dia das pessoas e contribuição para a empresa.
Assim, as atividades do setor contemplam também:
- planos de desenvolvimento e treinamentos dos colaboradores;
- avaliações comportamentais;
- pesquisas de satisfação;
- reuniões de PDI;
- feedbacks;
- adequação da cultura organizacional;
- plano de cargos e salários.
Ufa! Realmente a rotina de um profissional de RH não é fácil, mas temos certeza que desenvolver os pontos acima garantirão uma equipe feliz e motivada, além de um clima organizacional incomparável.
Entretanto, sabemos que ainda é comum que a área de gestão de pessoas assuma uma participação mais operacional junto aos colaboradores.
Com isso, os profissionais de recursos humanos não têm tempo e dados para promover mudanças alinhadas com os objetivos da organização.
Sob esse ponto de vista, a transformação digital dos recursos humanos chegou com o objetivo de usar as principais tecnologias do mercado para auxiliar na produtividade do RH e engajamento do colaborador.
E nós já estamos à frente, com uma assistente virtual de RH que está com você e sua equipe em todos os momentos.
Quer saber mais? Então vem conhecer a Nina da Neotalk!
Conheça a Nina da Neotalk e redescubra o seu RH!
Como forma de contribuir para um RH mais estratégico, diversas empresas têm contado com o apoio das inovações digitais no setor.
As novas tecnologias assumem as tarefas consideradas operacionais e, assim, a gestão de pessoas tem tempo e liberdade para definir processos e ações estratégicas que vão aprimorar a experiência dos clientes internos e externos.
Pensando nisso, criamos uma ajuda techumanizada para te apoiar nas tarefas e tornar a atuação do setor de RH mais dinâmica e com foco nas pessoas.
Com a Neotalk, você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação dos recursos humanos mais estratégica e efetiva.
Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.
Por último, te convidamos a fazer a sua demonstração gratuita e começar a jornada de transformação do seu RH hoje mesmo!