Automação de processos de RH: saiba o que é e porque adotar

A automação de processos do RH é um ponto cada vez mais destacado por estar diretamente relacionado a uma visão mais estratégica da gestão de pessoas.

Com a ajuda de tecnologias como a Neotalk, a equipe de recursos humanos tem mais tempo para se dedicar às relações com as pessoas, o que reflete diretamente na produtividade e satisfação de toda a organização.

Para que você possa conhecer mais sobre o tema, preparamos o texto de hoje nos seguintes tópicos:

  • O que é automação de processos de RH?
  • Automação de processos: a evolução até o RH 4.0
  • Por que adotar a automação de processos de RH?
  • Inicie a automação de processos de RH da sua empresa com a Neotalk

Boa leitura!

O que é automação de processos de RH?

A princípio, a automação de processos consiste em transformar uma atividade realizada manualmente em procedimentos automáticos com a ajuda de uma nova tecnologia.

A automação encurta as tarefas e fornece um novo método para realizá-las, com um consumo de tempo menor e sem a necessidade de total concentração das equipes.

Dessa forma, a automação de processos de RH libera os profissionais de tarefas manuais tediosas e permite que eles tenham tempo e disposição para se concentrar em tarefas estratégicas para o objetivo da organização.

Só para exemplificar, a Nina, Assistente Virtual da Neotalk, utiliza tecnologias digitais como chatbot, Inteligência Artificial e machine learning para atender as principais dúvidas dos colaboradores de acordo com um padrão de respostas pré-estabelecido.

Ou seja, com a ajuda das tecnologias digitais, a gestão de pessoas não precisa mais perder horas respondendo dúvidas dos colaboradores.

Além disso, ela é integrada facilmente com outros sistemas das organizações, o que permite reunir dados e informações para tomada de decisão de forma ágil.

Apesar de muitas pessoas enxergarem a automatização de processos de RH como um risco para o seu emprego, ela é uma evolução do setor para proporcionar uma gestão mais voltada para a letra “H” da sigla, ou seja, para as pessoas.

Automação de processos: a evolução até o RH 4.0

Os colaboradores tem mais liberdade com a automação de processos de RH

Enquanto os primórdios do RH, o chamado RH 1.0, é marcado por processos burocráticos, cheios de papéis, adesões e rescisões, o RH 2.0 já traz uma luz sobre a importância do capital humano para as empresas.

Em seguida, o RH 3.0 representa a primeira transformação digital no setor, com o uso das tecnologias para otimizar os processos e ter mais produtividade.

À medida que a automação de processos de recursos humanos ganha mais força nas organizações, a necessidade de aliar a ajuda tech com um pensamento visionário fez com que surgisse o RH 4.0.

A principal ideia é fazer com que os profissionais utilizem as mais recentes tecnologias do setor de forma estratégica e inteligente.

Por que adotar a automação de processos de RH?

O setor de recursos humanos é tradicionalmente conhecido como burocrático, complexo e até um pouco chato, uma vez que as tarefas repetitivas são pouco desafiadoras.

Esses pontos contribuem para que os colaboradores se sintam desmotivados, ao perceberem que as horas de trabalho estão gerando pouco impacto a longo prazo.

Com a automação de processos de RH, as organizações têm a chance de aumentar a eficácia do time em ações relevantes e garantir que eles se sintam inspirados a contribuírem com os melhores resultados.

Conheça outros benefícios da automatização de processos:

Menor chance de erros

Como citamos logo acima, realizar uma mesma atividade por horas, aumenta a chance de uma pessoa deixar um erro passar despercebido.

Já um sistema automatizado integra as informações de acordo com o algoritmo, o que permite que ele sinalize caso haja algum erro.

Dessa forma, o profissional tem a chance de verificar o problema e corrigir os dados com precisão.

Otimização do tempo

A otimização do tempo é uma das principais vantagens da automatização de processos de RH!

Ao automatizar processos burocráticos do RH, a equipe ganha mais tempo para focar e planejar ações estratégicas para a empresa.

Em outras palavras, a tecnologia automatiza todos os processos e subprocessos do setor.

Assim, os profissionais têm mais tempo para desenvolver atividades e soluções para melhorar a relação funcionário x empresa.

Equipe mais engajada

A liberação dos times de RH de tarefas operacionais permite que os membros estejam mais próximos das demais equipes.

Por exemplo, com o desenvolvimento de um plano de feedbacks, os profissionais de gestão de pessoas têm mais possibilidade de ouvir as necessidades e reclamações de outros membros.

Dessa forma, é possível estabelecer estratégias eficazes para aprimorar a experiência do colaborador e aumentar as taxas de retenção de talentos da empresa.

Ao mesmo tempo, as tecnologias digitais permitem que o seu colaborador interaja com sistemas ou com os próprios membros da equipe de RH mais facilmente.

Com a Nina, assistente virtual da Neotalk, o seu colaborador não precisa esperar horas ou até dias para solucionar suas dúvidas, uma vez que ela está disponível para resolvê-las 24 horas por dia, sete dias por semana.

Assim, eles se sentem mais engajados com a empresa e, por meio da análise de dados do usuário, os profissionais de recursos humanos podem avaliar o envolvimento e a satisfação dos colaboradores.

Inicie a automação de processos de RH da sua empresa com a Neotalk

Com o objetivo de alcançar os melhores resultados e um ambiente equilibrado e saudável para as equipes, a automação de processos de RH é uma exigência para as empresas do futuro!

Pensando nisso, criamos uma ajuda techumanizada para apoiar o setor de recursos humanos, a Nina da Neotalk!

Uma assistente virtual inteligente para integrar as informações em um único lugar e ainda te ajudar a dividir os principais dados com o colaborador quando e onde ele estiver.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.