RH Estratégico: o que é, importância e como implementá-lo

O termo RH Estratégico define uma nova forma de visualizar o papel do setor dentro das empresas.

Além de tratar das tarefas operacionais, o time de recursos humanos geralmente tem uma visão ampla sobre os pontos fortes e fracos da organização.

Ou seja, o profissional ideal para definir objetivos e ações alinhados à estratégia e aos resultados da empresa.

Para que você possa conhecer mais sobre o tema, preparamos o texto do blog da Neotalk de hoje nos seguintes tópicos:

  • O que é RH Estratégico?
  • A importância da estratégia para o setor
  • Como implementá-lo na sua empresa?
  • Conheça a Neotalk e torne seu RH mais estratégico

O que é RH Estratégico?

A princípio, o RH estratégico trata do gerenciamento realizado pelo time de gestão de pessoas que apoie as metas e resultados a longo prazo da empresa.

Em outras palavras, a função do RH vai além das tarefas diárias e torna-se mais tática, refinando processos e definindo planos de ação para alcançar o sucesso da organização.

No entanto, isso não significa que as tarefas do dia a dia devam ser abandonadas.

Apesar de tomarem muito tempo, tarefas como a análise de currículos e o atendimento às dúvidas dos colaboradores são essenciais para o pleno funcionamento da organização.

Mas como fazer essa conta bater? Nossa experiência aponta que, dependendo da organização, as equipes de RH dedicam até 60% do seu tempo para atender os colaboradores e resolver demandas administrativas e operacionais.

Juntamente com essa nova visão sobre o papel do RH, as novas tecnologias chegaram para otimizar as tarefas consideradas repetitivas e liberar os profissionais para cuidar da estratégia do negócio.

Só para exemplificar, a Nina, Assistente Virtual da Neotalk, utiliza tecnologias digitais como chatbot, inteligência artificial e machine learning para responder o colaborador, buscar informações em outros sistemas da empresa e criar relatórios de maneira rápida.

Assim, as tecnologias de recursos humanos contribuem com dados reais para as tomadas de decisões e otimização de processos repetitivos para um RH mais estratégico.

importância do rh estratégico

A importância da estratégia para o setor

Agora, te convido a imaginar a seguinte situação: todas as pessoas em sua casa começam a se mobilizar em uma obra, no entanto, você só pode observar.

Ao passo que as tarefas são realizadas, você identifica uma forma de tornar todo o processo mais fácil, mas infelizmente não pode falar.

É essa sensação que o time de RH sente em um modelo de gerenciamento mais tradicional!

Assim como no exemplo, a criação da estratégia de RH começa com a expansão de nossa visão sobre as tarefas do dia a dia.

Por isso, é necessário que os profissionais tenham um pensamento a longo prazo, analisando o atual cenário da organização e o contexto em que está inserido.

Dessa forma, o time de gestão de pessoas passa a ter um papel tático sobre os processos e subprocessos do setor como recrutamento e seleção, remuneração e produtividade, por exemplo.

Sendo essa, a principal importância dos recursos humanos estratégicos: atuar de maneira mais estratégica frente a empresa para promover ambientes ágeis e eficientes para todos os colaboradores.

benefícios do rh estratégico

Como implementar o RH Estratégico na sua empresa?

Normalmente, a estratégia em RH é um plano de longo prazo para atingir as metas da organização.

No entanto, é preciso desmistificar a ideia de que a estratégia seja imutável.

Ao contrário, essa nova visão sobre a área de recursos humanos pauta-se na experiência e contribuição de todo o time para o crescimento e sucesso, concentrando-se em decisões estratégicas de negócios.

Embora não haja uma maneira certa ou errada de construir a estratégia de RH, existem alguns pontos para te ajudar a dar o primeiro passo.

Alinhe-se às necessidades da empresa

Primeiramente, é importante conhecer a Missão, Visão e Valores da empresa para, assim, determinar como ela alcançará esses objetivos.

Nesse sentido, o RH estratégico deve se espelhar pela estratégia de negócios para engajar os seus colaboradores da maneira correta e estabelecer melhorias nos processos.

Busque práticas de sucesso

À medida que o setor avança em uma parte mais estratégica, é importante reconhecer aquilo que tem dado certo.

Como dito anteriormente, cada estratégia de RH depende da realidade da sua empresa.

Por isso, estar por dentro das novas tendências e ter um bom networking são uma grande ajuda para implantar o RH estratégico.

Conte com o apoio das lideranças

Mesmo que o setor de recursos humanos esteja alinhado com as novas tendências e com as metas da organização, o apoio das lideranças é fundamental.

Afinal, o time de RH atua como um suporte para todos os departamentos de uma organização e torna-se inviável tratar de cada caso individualmente.

Assim também, a gestão de pessoas consegue instruir os líderes sobre como comunicar-se com a equipe, quais KPIs são importantes observar e ações para juntos serem agentes da mudança na organização.

Analise os resultados

Apesar de parecer óbvio, muitas vezes deixamos passar um dado importante sobre o comportamento dos funcionários ou da organização.

Dessa forma, um dos principais passos do RH estratégico é contar com indicadores para guiar a atuação do setor em relação ao objetivo da empresa.

Do mesmo modo, faça uma análise criteriosa sobre os KPIs mais relevantes para a organização, reúna alguns insights práticos e apresente as oportunidades que você visualizou.

Conheça a Neotalk e torne seu RH mais estratégico

Como forma de contribuir para um RH mais estratégico, diversas empresas têm contado com o apoio das inovações digitais no setor.

As novas tecnologias assumem as tarefas consideradas operacionais e, assim, a gestão de pessoas tem tempo e liberdade para definir processos e ações estratégicas que vão aprimorar a experiência dos clientes internos e externos.

Pensando nisso, criamos uma ajuda techumanizada para te apoiar nas tarefas e tornar a atuação do setor de RH mais dinâmica e com foco nas pessoas.

Com a Neotalk, você conta com o apoio da Nina, uma assistente especializada em gestão de pessoas e o uso de tecnologias digitais para tornar a atuação do recursos humanos menos operacional.

Além disso, a nossa equipe conta com especialistas em chatbot, inteligência artificial e até linguística, que irão garantir o melhor desempenho e eficiência de uma assistente com o tom de voz, cultura e o jeito de agir e pensar de sua empresa.

Agende um bate papo com a nossa equipe e comece a jornada de transformação do seu RH!

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.