Chatbot para RH: principais usos e benefícios da ferramenta

Estamos vivendo na era digital, onde o desejo por informação simplificada e rápida é cada vez mais exigido. Por isso, cabe às empresas adaptarem-se à nova realidade, de modo a oferecerem melhores experiências para clientes e funcionários. O uso de chatbot para RH é uma forma de alcançar esse objetivo.

A aplicação de Inteligência Artificial no setor de recursos humanos chega para tornar os processos mais eficientes, ao mesmo tempo que contribui para redução de custos.

Quer saber como seu negócio pode aplicar este recurso e usufruir de seus benefícios? Então continue a leitura que vamos explicar tudo no texto abaixo.

É um chatbot? Ou é um Assistente Virtual Inteligente?

Na verdade, evoluímos e deixamos para trás o termo Chatbot de RH e criamos um verdadeiro Assistente Virtual Inteligente para a área, ou seja, uma ferramenta de atendimento, automação e gerenciamento da interação com os colaboradores.

O chatbot simula a conversa entre dois humanos e, neste caso, representa apenas uma das tecnologias que utilizamos na nossa plataforma que conta com Inteligência Artificial, Machine Learning entre outras

O sistema disponibiliza uma série de funcionalidades, entre elas:

  • Responde a dúvidas;
  • Orienta ações;
  • Interage com sistemas;
  • Faz solicitações;
  • Acelera processos;
  • Realiza pesquisas.

Portanto, a aplicação do chatbot para RH tem como principal objetivo a disponibilização de informações certas e ágeis aos funcionários.

Como funciona a plataforma de IA para RH?

Na prática, o uso da Inteligência Artificial para recursos humanos está voltado para realizar e gerenciar a “interação funcional” do colaborador com o RH. Ou seja, todos os contatos feitos pelo colaborador com o RH.

Tudo é realizado por uma persona virtual, com seu perfil alinhado a Cultura Organizacional da sua empresa o que torna a conversa mais fluida, agradável e eficiente.

Primeira grande função do Assistente Virtual Inteligente para RH: Atender às Consultas dos Colaboradores

Todos nós de RH sabemos que atender às dúvidas dos colaboradores exige tempo de qualidade da equipe.

Só para exemplificar, imagine responder diariamente para diversos colaboradores perguntas repetitivas como: “Como faço reembolso de despesas de viagem?”, “Como acesso meu Plano de Desenvolvimento Individual?”, “Qual meu período aquisitivo de férias?”, “Como foram calculadas minhas horas extras?”.

Além disso, os colaboradores interagem com o RH a partir de diversos canais que, por estarem descentralizados, consomem muito tempo, derrubando a produtividade da área.

A IA assume o atendimento dos colaboradores nestes aspectos mais operacionais e repetitivos, liberando a equipe para contatos de maior qualidade. Assim, você terá um sistema que atende todos colaboradores através de uma persona com características de comportamento humano (perfil/avatar) alinhadas à Cultura Organizacional da sua empresa, garantindo que os diálogos sejam totalmente humanizados.

Segunda grande função do Assistente Virtual Inteligente para RH: Automatizar processos de RH

A partir da integração (APIs) com os sistemas que sua empresa já utiliza, a Inteligência Artificial poderá automatizar processos criando jornadas de autoatendimento que oferecem mais autonomia para providenciar serviços e processos funcionais de RH.

Por exemplo, a admissão de um candidato aprovado, atividade que é hoje bastante trabalhosa, a partir do Assistente Virtual Inteligente torna-se um processo altamente automatizado e seguro onde o candidato aprovado compartilha todos os seus documentos e informações via Assistente Virtual Inteligente e a tecnologia cuida de inserir os dados e providenciar a admissão no sistema.

Imagine o fim das planilhas de férias para gerenciamento das equipes com um processo de autoatendimento via Assistente Virtual Inteligente onde o colaborador dialoga com o Assistente Virtual Inteligente, verifica o período aquisitivo, agenda suas férias, encaminha para aprovação da liderança e recebe o retorno de aprovação.

Da mesma forma, outro ponto bastante vulnerável nas operações de RH é o encaminhamento de documentos para os colaboradores como Contracheques, Comprovantes de Vínculo Empregatício, Comprovantes de Rendimento, entre muitos outros. Tudo isso pode ser automatizado via Assistente Virtual Inteligente e salvar muito tempo das equipes de RH.

Além disso, podemos citar outras automações como:

  • Processos de onboarding;
  • Pesquisas de Clima;
  • Entrevistas de Seleção;
  • Convocações para Exames periódicos;
  • Atualizações cadastrais;
  • Inclusão/exclusão de beneficiários;
  • Processos de reconhecimento e feedback, entre muitos outros.

Vantagens do uso de assistente virtual para RH

O uso de chatbot nas empresas é uma das tendências tecnológicas mais em alta, principalmente em decorrência dos benefícios proporcionados. Listamos alguns deles abaixo.

Otimização de tempo

Tempo é o recurso mais precioso em todos os negócios. Por isso, soluções como os chatbots, que proporcionam aumento de produtividade, são tão valorizadas.

Ao automatizar processos burocráticos do RH, a equipe ganha mais tempo para focar e planejar ações estratégicas para a empresa.

Tempo é o recurso mais precioso em todos os negócios. Por isso, soluções como os chatbots, que proporcionam aumento de produtividade, são tão valorizadas.

Mais dados, mais insights

Além de simplificar a rotina, o uso de chatbot para recursos humanos também proporciona informações a respeito do comportamento dos funcionários.

A ferramenta disponibiliza métricas de participação das pessoas e avalia a eficácia da comunicação. Dessa forma, é possível propor eventuais atualizações de abordagens, pensando em oferecer melhores experiências para sua equipe.

Capacidade de atendimento 24 horas

Com a tecnologia, seu funcionário não precisa esperar horas ou até dias para solucionar suas dúvidas. O chatbot está disponível para resolvê-las 24 horas por dia, sete dias por semana.

Employee Experience aprimorada

Valorizar o capital humano é essencial para empresas que desejam alcançar melhores resultados.

Por isso, aplicar estratégias como a de Employee Experience, onde o foco é a melhoria contínua da experiência dos funcionários, é tão importante para melhorar a competitividade.

Ao utilizar o chatbot para RH, sua empresa obtém mais engajamento ao oferecer uma experiência de atendimento aprimorada e responsiva ao seu colaborador.

Conheça a Nina - o chatbot para RH da Neotalk

A Assistente Virtual para gestão de pessoas da Neotalk une a experiência do usuário, o conhecimento de especialistas em RH e tecnologia de ponta para gerar uma interação veloz e eficiente para seus colaboradores.

A Inteligência Artificial da Neotalk, aliada ao conhecimento de especialistas e a tecnologias como Processamento de Linguagem Natural permitem que a Nina aprenda a cada interação, trazendo a resposta certa para o seu colaborador.

Veja alguns de seus benefícios:

  • Dashboards periódicos com indicadores-chave;
  • Linguagem adaptada à cultura organizacional;
  • Inserção de novos diálogos;
  • Comunicação voltada à estratégia;
  • Mensagens instantâneas segmentadas;
  • Jornadas de automação e autoatendimento;
  • Desenvolvimento de avatar persona.

E ainda tem mais! Nós, da Neotalk, realizamos todo o acompanhamento, gestão e curadoria do seu Assistente Virtual. Tudo para que sua empresa possa alcançar os melhores resultados possíveis com a tecnologia.

Clique aqui e converse com a nossa equipe para descobrir como a Nina pode transformar o seu negócio.

Compartilhe
LOGOTIPO-BRANCO

A nova versão do seu RH

Entre em Contato

Copyright © 2020 NEOTALK. Todos os direitos reservados.